Neste artigo pode aprender como configurar a rede sem fios eduroam em qualquer PC usando o Windows Vista. A rede sem fios eduroam é usada em universidades, e vem substituir a rede e-U.
Este é o guia ideal para quem não tem conhecimentos avançados no uso do Windows Vista e pretende configurar o seu próprio portátil para aceder á rede eduroam na universidade.
Passos necessários para configurar a rede sem fios eduroam
Clique na imagem para visualizar a imagem em tamanho real.
Passo 1 – Na área de notificação (localizada onde aparece o relógio do Windows), clique com o botão esquerdo do rato em cima do ícone de rede , e em seguida seleccione a opção Centro de Rede e Partilha.
Passo 2 – Na nova janela que abriu, do Centro de Rede e Partilha, clique sobre o texto Gerir redes sem fios, como mostra a imagem abaixo.
Passo 3 – Na nova janela que abriu pode gerir as redes sem fios (adicionar, modificar ou apagar). Para adicionar a rede sem fios eduroam tem que clicar no botão Adicionar.
Passo 4 – Seleccione a opção Criar manualmente um perfil de rede.
Passo 5 – Introduza os dados e selecione os campos de forma a ficar igual á imagem abaixo. (ATENÇÃO: o nome da rede é tudo a letras minúsculas), quando terminar clique no botão Seguinte.
Passo 6 – Antes de ligar, tem que alterar as definições da ligação, ou será usado o seu nome de utilizador do Windows para fazer login na rede eduroam. Clique na opção Alterar definições de ligação.
Passo 7 – Verifique se a suas configurações estão iguais às mostradas na imagem abaixo. Clique na imagem para aumentar.
Passo 8 – Seleccione a aba Segurança, e verifique também se as configurações estão iguais às mostradas na imagem abaixo. Depois clique no botão Definições.
Passo 9 – Verifique se as configurações estão iguais às mostradas na imagem abaixo. Depois clique no botão Configurar..
Passo 10 – Retire o X da única opção existente, como mostra a imagem abaixo, e clique no OK.
Passo 11 – Agora que as configurações para aceder á eduroam estão correctas, pode activar já o Wireless, que o Windows Vista vai detectar a rede sem fios eduroam e fazer o login automaticamente. (ATENÇÃO: a primeira vez que efectuar o login a rede sem fios eduroam vai mostrar uma caixa com três campos, apenas tem que introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe. O Windows Vista vai guardar os dados, e nas próximas vezes não precisa de introduzir os dados de login).