Aprende a otimizar o disco SSD para ter o máximo desempenho no Windows 8 ou Windows 8.1. Torna o teu PC mais rápido com estas dicas!
Os discos Solid State Drives ou, discos SSD, como são mais conhecidos, estão a ficar cada vez mais populares e baratos, sendo já um requisito para muitos utilizadores – incluindo eu! É consideravelmente melhor na maior parte dos aspetos, quando se está a falar em termos de performance, consumo energético e ruído, do que os velhos discos rígidos. No entanto, o grande problema está na capacidade de armazenamento. Porquê? É muito simples! Um disco SSD de 128GB custa praticamente o mesmo que dois discos rígidos de 1TB.
Mas, vale a pena pagar uma pequena fortuna por um SSD? Sim! Embora os discos SSD sejam caros e a capacidade de armazenamento seja muito mais reduzida, quando comparando com um disco rígido com um preço similar, essa diferença de preço compensa. A configuração mais comum é ter um disco SSD para instalar o sistema operativo e os programas, e um disco rígido para guardar os ficheiros. Continua lendo para saber quais são os melhores truques para otimizar o disco SSD para o Windows 8 e 8.1.
Truques para otimizar discos SSD no Windows 8 e 8.1
Desde que comecei a usar um disco SSD 256GB no portátil e um disco SSD 128GB +disco rígido 500GB no PC desktop, não quero outra coisa. O custo extra compensa, mesmo comparando com o disco rígido convencional, com MUITO mais espaço.
Depois de instalar o novo disco SSD senti logo a diferença. No portátil senti as seguintes diferenças: a bateria dura até mais 30 minutos do que antes, liga e desliga mais rápido, logo depois de iniciar já posso começar a abrir programas, não preciso de me preocupar em perder dados ou danificar o disco só porque fiz um movimento mais violento. Já no PC: liga e desliga mais rápido, demora menos tempo a instalar o Windows e os programas abrem/fecham mais rápido.
Deixemos de conversa e vamos ao que intessa…. otimizar o disco SSD no Windows 8 e Windows 8.1…
Passo 1 – Verifica se está a ser usado o modo AHCI
Para o Windows consigerar que estás a usar um disco SSD, é importante que definas o teu controlar SATA no modo AHCI. Para verificar se na BIOS está configurado como AHCI, segue os passos seguintes:
1. Desloca o rato até topo direito do ecrã e clica em Procurar.
2. Pesquisa por “Gestor de Dispositivos” e clica.
3. Expande a opção Controladores IDE ATA/ATAPI.
4. Verifica se aparece “AHCI”. Caso não apareça, é necessário aceder à BIOS e alterar para AHCI.
Passo 2 – Configurar “Desfragmentar e otimizar as unidades”
Ao contrário dos discos rígidos convencionais, os discos SSD não precisam de serem desfragmentados. Por essa razão, convém verificar se o Windows 8 ou Windows 8.1 está a assumir que estás a usar um disco SSD, caso contrário poderá causar-te problemas a longo prazo. Segue estas dicas:
1. Desloca o rato até topo direito do ecrã e clica em Procurar.
2. Procura por “Desfragmentar” e clica em Desfragmentar e otimizar as unidades.
3. Em Otimizar Unidades, verifica se o disco SSD aparece como “Unidade de Estado Sólido”, caso contrário recomendo que desatives a otimização agendada e alteres a configuração do disco na BIOS como AHCI.
Passo 3 – Desativar a indexação do disco
Este truque tem a ver com a experiência ou opinião pessoal. A indexação é desnecessária nos discos SSD. Vai fazer com que o Windows escreva vezes desnecessárias e diminua a performance. Além disso, a velocidade de leitura dos SSD é rápida ao ponto que, não precisa de indexar. Segue as dicas seguintes:
1. Carrega na combinação de teclas Tecla LOGO WINDOWS + R
2. Escreve “services.msc“.
3. Procura por Windows Search e clica com o botão direito do rato em Propriedades.
4. Na caixa do tipo de arranque, escolhe “Desativado“.
5. Clica na ícone da pasta na barra de tarefas.
6. Clica com o botão direito do rato no disco SSD C: e clica em Propriedades.
7. Desmarca a opção “Permitir que os ficheiros desta unidades tenham conteúdos indexados para além das propriedades do ficheiro“. Depois clica em OK.
Passo 4 – Gerir ficheiro de paginação
Se tens um segundo disco, então é melhor usá-lo para guardar o ficheiro de paginação. Se não tens um segundo disco, sempre podes reduzir o tamanho do ficheiro de paginação, mas nunca uses menos do que 400MB. Isto é mais ou menos como uma memória virtual, por isso estou a usar no segundo disco. Segue as dicas:
1. Clica no ícone da pasta na barra de ferramentas.
2. Clica com o botão direito do rato em Este PC e depois clica em Propriedades.
3. Clica em Definições avançadas do sistema.
4. Na área de Desempenho clica em Definições.
5. Clica no separador Avançadas.
6. Clica em Alterar…
7. Desmarca a opção “Gerir automaticamente tamanho do ficheiro de paginação para todas as unidades“.
8. Clica no disco C: e escolhe a opção sem ficheiro de paginação e clica e Definir, caso estejas num PC desktop com um segundo disco. Senão, escolha a opção de Tamanho personalizado e escolhe como tamanho máximo 400MB.
9. Clica no disco E: ou noutro, e escolhe a opção Tamanho gerido pelo sistema e depois clica em Definir.
Passo 5 – Ponto de restauro
Se precisas de espaço, nunca usaste ou não precisas de usar o Restauro do Sistema, então o mais certo é que desatives esta funcionalidade. Além de libertar espaço no disco SSD, só por si já é muito limitado, vai ajudar também na performance. Segue as dicas:
1. Desloca o rato até topo direito do ecrã e clica em Procurar.
2. Procura por “criar ponto de restauro” e clica no ícone.
3. Escolhe o disco C: e clica em Configurar…
4. Escolhe a opção “Desativar a proteção do sistema” e clica em OK.
Passo 6 – Desativar a Hibernação
Outra funcionalidade que pode ser uma dor de cabeça e que não deves precisar, é a hibernação do PC. Recomendo que optes por suspender ou encerrar o PC, porque ao hibernar, o sistema está a escrever no ficheiro de memória de hibernação. Segue as dicas:
1. Desloca o rato até topo direito do ecrã e clica em Procurar.
2. Procura por “CMD”, clica com o botão direito do rato e depois clica em Executar como administrador.
3. Usa o seguinte comando: powercfg –h off
Com a grande quantidade de marcas e modelos de discos SSD que existem atualmente no mercado, os preços dos discos SSD estão cada vez mais a ficar acessíveis. Por isso, se estás interessado em fazer uma atualização ao teu PC desktop ou portátil, opta por comprar um disco SSD.