Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7Este artigo, contém toda a informação necessária para quem usa o Windows XP ou o Windows Vista e pretende actualizar o seu sistema operativo para a última versão do Windows, o Windows 7.

Para escrever este artigo usei o Microsoft Windows 7 Professional em Português do Brasil, que tem diferências em termos de ortografia, quando comparado com a versão Português de Portugal. Por isso, se estás usando o Windows 7 PT-PT já estás avisado!

 

ATENÇÃO: antes de actualizares para o Windows 7, recomendo que faças uma cópia de segurança (backup) completo do computador.

 

Actualização Windows XP para Windows 7

Não é possível fazer a actualização do Windows XP para o Windows 7. Tens que realizar uma nova instalação para o Windows 7, que no próximo artigo falarei sobre esse assunto.

O que podes fazer é usar a ferramenta Windows Easy Transfer que ajuda a guardar os ficheiros e definições num disco rígido externo e a transferi-los novamente para o computador.

Antes de instalares o Windows 7 verifica se existem drivers para o Windows 7, de todos os componentes do teu computador. Além disso tem que cumprir os seguintes requisitos:

  • Processador 1GHz
  • 1GB de RAM
  • 16GB de espaço disponível no disco rígido
  • Placa gráfica de 128MB compatível com o DirectX 9

caso não entendas nada de GB, MB e essas coisas de computador, usa o Windows Upgrade Advisor que ficares a saber se o teu PC suporta o Windows 7.

 

Actualização Windows Vista para Windows 7

Se o teu computador actualmente consegue executar o Windows Vista, então quando tiveres o Windows 7 instalado o desempenho será igual ou até melhor. Por isso não vou-me preocupar em indicar os requisitos mínimos. Mas atenção, para actualizares o Windows Vista para o Windows 7 (usando a opção de actualização) tens que cumprir os seguintes requisitos:

  • o Windows Vista e o Windows 7  têm que estar no mesmo idioma;
  • drivers compatíveis com o Windows 7;
  • o Windows Vista/7 devem usar a mesma arquitectura. Ambos devem ser 32 bits (às vezes representado como x86) ou 64 bits;
  • só é possível actualizar para o Windows 7, se for uma versão directa ou superior. Como mostra a tabela abaixo:

Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

 

 

Como faço?

1. Este passo é possível realizar de 2 maneiras: fazendo boot pelo DVD do Windows 7, ou inserir o DVD do Windows 7 com o Windows Vista em execução. Neste artigo vou usar a 2ª maneira.
Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

 

2. Clica em Instalar Agora.
Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

 

3. Se tens no momento da instalação acesso à internet, então clica na a opção: Conetar para obter as atualizazões mais recentes para a instalação (recomendado). Caso contrário clica a outra opção.
Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

 

4. Marca a caixa: Aceito os termos da licença. E depois clica em Avançar.
Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

 

5. Agora vai procurar por problemas de incompatibilidade que possam acontecer depois do Windows 7 estar instalado. E depois vai mostrá-los.
Guia completo para actualizar o Windows XP/Vista para o Windows 7

 

6. Caso não encontre nenhum problema de incompatiblidade grave (ex. está noutro idioma o Windows Vista, etc), vai proseguir com a instalação.

7. E já está!

 

No dia da apresentação, o responsável da Microsoft Portugal disse que “…todos os computadores com menos de 3 anos são compatíveis com o Windows 7…”. Pelo que vale a pena instalar o Windows 7, caso ainda não tenhas feito.

Antes tinha o Windows Vista Business x64 instalado no meu computador e como tenho acesso ao software da Microsoft de forma gratuita (porque sou estudante universitário!), decidi actualizar Windows Vista Business x64 para o Windows 7 Professional x64. Para saber que erros, problemas e dicas podia tirar desta experiência. Como fiz isso no meu computador de secretário (desktop), que montei, os drivers que tinha instalado para o Windows Vista, muitos deles estavam a dar problemas depois do Windows 7 estar instalado. Mas como comprei em Setembro de 2009, foi fácil de encontrar drivers compatíveis com o Windows 7 x64 no site dos fabricantes do hardware. Agora com o Windows 7 Professional x64 sinto uma diferença enorme. O meu PC abre mais rápido. Mesmo estando a usar um PC com um processador Core I7 sinto a diferença!

E tu. Como foi a tua experiência?

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • actualizar windows 7 no meu pc