Defraggler – melhor desfragmentador grátis

DefragglerDesfragmentar o computador frequentemente é uma boa maneira de melhorar a performance do PC, eliminar problemas de redundância e torná-lo mais rápido. O Windows já vem com um programa de desfragmentação do disco – o Desfragmentador do disco, mas não é lá grande coisa. Por isso, neste artigo vamos dar-te a conhecer o Defraggler – o melhor desfragmentador grátis.

O Defraggler é um desfragmentador com tudo o que necessitas. Com este programa podes desfragmentar desde ficheiros, pastas ou disco rígido / pen USB. Inclui ainda uma opção de desfragmentação rápida para os mais impacientes, e suporte aos ficheiros de sistemas FAT32 e NTFS.

Defraggler - melhor desfragmentador grátis

Nós usamos o este programa maravilhoso nos nossos computadores e portáteis, e recomendamos devido às seguintes funcionalidades:

  • Desfragmentação rápida – Desfragmenta o disco no modo mais rápido, para que não tenhas que esperar várias horas.
  • Seguro – muitas vezes desligas o PC sem querer ou a pen USB quando ainda estão a passar ficheiros. Isso, faz com que percas ficheiros, fiquem corrompidos, não seja possível abrir, entre outras coisas. Além de melhorar a performance, desfragmentar também vai resolver esse tipo de problemas.
  • Software simples e não precisa de ser instalado – Esquece aqueles programas que demoram eternidades a fazer download, instalar e consomem demasiados recursos do PC. Por isso o Drefraggler foi criado de uma forma simples, para que não tenhas esses problemas e ainda por cima podes escolher a versão portable – que não precisa de ser instalada para funcionar.
  • Mapa interativo do disco – O Defraggler mostra-te como estão fragmentados os ficheiros no teu PC – antes de desfragmentar. Basta selecionar o disco ou a pen USB para ver este mapa. Os blocos azul indicam zona que não estão fragmentadas, enquanto os blocos vermelhos indicam uma zona que está fragmentada.
  • Desfragmentar o espaço livre – A maior parte das pessoas pensa que o espaço livre é apenas um… espaço livre no disco rígido, mas enganam-se. Na realidade, com o tempo o Windows escreve, modifica e apaga ficheiros do disco, o que faz com que existam vários bits de informação. Mas deves estar a perguntar: Qual é o problema? Espaço livre fragmentado faz com exista uma maior fragmentação dos ficheiros. Quando o Windows escreve num novo ficheiro no disco, talvez tenha que partir em vários pedaços porque não consegue encontrar um espaço livre que seja assim tão grande para colocá-lo.
  • Agendar a desfragmentação – Normalmente durante o dia estás a usar o computador, sempre a mover ficheiros de um lado para o outro, a instalar ou desinstalar programas, etc. Por isso, a melhor para desfragmentar e realizar outras tarefas que levam bastante tempo é à noite. Daí para que não tenha que estar sempre ao pé do PC, o Drefraggler adicionou esta funcionalidade para agendar as desfragmentações, e assim dormir descansado.

Além disso, o Defraggler é compatível com o Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (32bits ou 64bits), e está disponível em 37 idiomas.

Download: www.piriform.com/defraggler/download

Download (versão portable): www.piriform.com/defraggler/download/portable