Tenha Cuidado ao Publicar Anúncios no Custo Justo

Esquemas Nigerianos OnlineSaiba porque deve ter cuidado ao publicar anúncios no site de classificados Custo Justo e em outros sites. Descubra formas de estar protegido contra fraudes e esquemas na Internet.

Se tem alguma coisa que não precisa ou quer vender, o mais certo é recorrer a um site de classificados para publicar anúncios grátis. É a melhor forma de conseguir realizar negócios e encontrar um comprador sem ter que sair de casa. Basta inserir o anúncio online, adicionar uma descrição, foto e o preço de venda. Foi isso mesmo que fizemos no custojusto.pt, contudo, começamos a receber diversos contactos por parte de scammers nigerianos, que para quem não tem experiência online, poderá cair e perder muito dinheiro. Por isso, para alertar os leitores do Super Dicas, decidimos criar este artigo que mostra alguns exemplos de como funciona este esquema. Continue lendo para descobrir como funciona.

Como funciona o esquema em sites de classificados

Os esquemas nigerianos já são à muito tempo conhecidos. Provavelmente já deve ter recebido aqueles emails que dizem que ganhou o totoloto ou a pessoa X recebeu uma herança, mas precisa da sua ajuda para receber o dinheiro. Neste último caso, se você ajudar em termos financeiros, prometem dar-lhe parte da fortuna, no fim, acabam por desaparecer juntamente com o seu dinheiro. Ninguém dá nada a ninguém, e esta é uma boa prova.

Depois de muitos anos sempre com o mesmo esquema decidiram mudar a estratégia. Começaram a criar anúncios falsos em sites de compra e venda de automóveis, com anúncios de venda carros Audi, BMW e Volkswagen a preços muito baratos. Neste caso, o utilizador entrava em contacto através do formulário de contacto do anúncio e recebia um email de resposta, com um português muito fraco e com diversos erros – traduzido no Google translator, onde o vendedor dizia que o carro estava na Inglaterra e estava a vender barato o carro por diversas razões: era caro legalizar o carro na Inglaterra e o volante estava no lado esquerdo. Daí, o vendedor dizia que o comprador podia testar o carro durante alguns dias, só tinha que pagar o transitário para ter acesso ao carro. Em Portugal houve muitos utilizadores que chegaram a pagar dinheiro para o transitário, mas na verdade nunca chegaram a receber nada. Agora o esquema é outro. Conheça abaixo todas as novidades.

Esquemas de fraude no Custo Justo

Agora vamos passar a descrever o que se está a passar connosco na venda de um carro através do Custo Justo, no entanto, poderá lhe acontecer noutros sites de anúncios em Portugal e no Brasil.

Ora bem, nos primeiros três dias após o anúncio ter sido publicado no site www.custojusto.pt recebemos 3 SMS no número de telemóvel associado ao anúncio, onde dá para perceber que se trata de um esquema nigeriano. Normalmente, escrevem sempre com erros ou falta de palavras, são insistentes e utilizam emails estranhos com nomes e letras. Aqui ficam as mensagens que recebemos destes scammers:

SMS recebidos sobre o anúncio publicado no Custo Justo - Esquemas Nigerianos

SMS recebidos sobre o anúncio publicado no Custo Justo – Esquemas Nigerianos

Agora que já sabes, não gastes tempo a responder aos scammers nigerianos. Proteja-se contra fraudes e tenha sempre bastante cuidado antes de fazer negócios. Pois, basta cair na armadilha certa para perder bastante dinheiro. Cuidado!