No global, o LinkedIn é a melhor rede social para empreendedores, donos de empresas, e profissionais que estão à procura de emprego ou de novas oportunidades. Infelizmente, muitas pessoas têm um perfil no LinkedIn que não ajuda a criar conexões ou a conseguir agarrar novas oportunidades.
Por isso vamos dar algumas dicas para você criar um perfil LinkedIn melhor:
Dica #1 – Revisite os seus objetivos
Ao nível mais básico, o LinkedIn é tudo sobre marketing: dê a conhecer a sua empresa e a si mesmo. Mas provavelmente você perdeu a concentração enquanto estava a tentar completar o seu perfil, e o que começou como um esforço de marketing tornou-se numa tarefa de completar o perfil. Quem você é não é tão importante como o que você deseja obter, por isso pense nos seus objetivos e converta-os em palavras-chave, porque as palavras-chave são uma forma de empresas e pessoas lhe encontrarem no LinkedIn.
Dicas #2 – Escolha bem as palavras-chave
O cabeçalho do perfil é um fator chave nos resultados das pesquisas, por isso escolha a palavra-chave mais importante relacionada com a sua área profissional. Quando dizemos a mais importante, não queremos dizer que seja a mais pesquisada, embora; caso você forneça serviços para um mercado bastante específico a palavra-chave no cabeçalho deve refletir o nicho. Depois trabalhe no resto do seu perfil e substitua as descrições vagas sobre as suas qualidades, experiência e habilitações por palavras-chave. O seu perfil não é um artigo científico, por isso não se preocupe se houver algumas repetições. A motor de pesquisa do LinkedIn tem em conta as palavras-chave, assim como quem procura.
Dica #3 – Torne o seu perfil simples
Se você é uma pessoa normal, então mudou de emprego entre seis a oito vezes antes de atingir os 30 anos. Essa experiência só é relevante quando está relacionada com seus objetivos atuais. Retire do seu perfil tudo o que não interessa para os seus objetivos profissionais. Se você é atualmente um Web Designer mas foi contabilista numa vida anterior, colocar informação sobre essa experiência vai apenas uma forma de distrair potenciais interessados. Mantenha os seus empregos anteriores no seu histórico de trabalho, mas limite cada experiência a título do emprego, empresa e uma breve descrição sobre as suas tarefas.
Dica #4 – Reintroduza a sua personalidade
Concentre-se nas palavras-chave e eliminar toda a confusão é importante, mas durante esse processo a sua personalidade muito provavelmente deve ter desaparecido. Agora você pode começar a adicionar um pouco da sua personalidade. Descrever-se como, “Um consultor de gestão de empresas com um Cinturão Preto que gosta de derrubar barreiras” é específico, mas não diz nada sobre si como uma pessoa – e não nos faz pensar, “Ei, ele seria bom para trabalhar com a nossa equipa.”
Partilhe porque você gosta de fazer o que faz no seu perfil. Partilhe o que você espera atingir. Descreva as empresas onde trabalhou ou os projetos que completou. Partilhe a sua melhor experiência. Mantenha as suas palavras-chave no lugar certo, retire o que não vai ajudar-lhe a atingir os seus objetivos, e então seja você mesmo.
As palavras-chave são importantes mas são apenas a maneira principal de ajudar potenciais clientes a encontrar-lhe. Ninguém contrata palavras-chave; eles contratam pessoas.