Trabalho Voluntário

Trabalho VoluntárioBasicamente tudo sobre fazer trabalho voluntário. Encontre razões para trabalhar nos serviços de voluntariado, ser voluntário internacional, voluntariado em Portugal e voluntariado no Brasil. Saiba como candidatar-se para ser voluntário.

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar ofertas de trabalho voluntário para trabalhar para uma ONG ou organização de voluntários, que prestam um conjunto de serviços de voluntariado à comunidade. Só o tempo que você passa com essas pessoas necessitadas faz com que você se sinta bem a ajudar os outros, sem contar que é uma experiência diferente, que nos dias de hoje conta como uma fator de diferenciação no Curriculum Vitae de um profissional.

Voluntariado Internacional

O trabalhado de voluntariado é cada vez mais comum e está presente em muitos lugares na nossa sociedade, e quando acontece algum desastre humano ou natural é ainda mais comum ouvir falar de ONGs de voluntariado ou de missões de voluntariado internacional, como é o caso das missões de voluntariado em África ou em países em guerra, como voluntário ONU.

Embora o trabalho de voluntariado não seja remunerado como empregos sp ou emprego rj, muitas das ONGs oferecem ajudas de custo como forma de compensar os seus voluntários. Por isso, se você está decidido em ajudar e quer ser voluntário, deixamos de seguida uma lista com vários termos que poderá usar para se candidatar a voluntariado online:

  • Voluntário ONG – as organizações não governamentais estão frequentemente à procura de pessoas para ajudar seja no próprio país, a recolher donativos ou fazer pedidos às pessoas para dar o que não precisam; quer no estrangeiro, para ajudar em missões de resgate ou cuidados médicos.
  • Voluntário Portugal ou Brasil – na sua cidade ou região poderá encontrar diversas instituições de caridade e organizações que em épocas de carência, como por exemplo, no Natal, estão à procura de voluntários para ajudar na recolha de donativos e ofertas. Pode encontrar várias organizações para ajudar através de uma simples pesquisa na Internet ou ao contactar os serviços camarários ou da prefeitura. Além do cariz social, também existem vários programas de voluntariado que têm como objetivo a limpeza de florestas, para diminuir o número de incêndios, assim como conservar a natureza.
  • Voluntariado Internacional – o trabalho de voluntário a nível internacional é cada vez mais comum no caso de terremotos, furacões ou outros tipos de desastres naturais. Vários países costumam enviar as suas equipas de voluntários para o terreno, para ajudar a população local e estrangeiros.
  • Voluntariado África – com a seca e a miséria que vários países africanos têm que passar, sem contar com o mau desenvolvimento do país, é frequente várias ONGs enviaram voluntários para trabalhar durante seis meses a um ano junto com a população local no fornecimento de medicamentos, educação e outro tipo de ajuda.
  • Voluntariado ONU – a nível mundial é uma da ONGs mais conhecidas. O ONU está frequentemente à procura de voluntários para trabalhar em diferentes países.
  • Voluntariado Psicologia – no caso de terremotos e outros tipos de catástrofes, é comum o país, assim como os países externos enviarem voluntários formados em psicologia, para ajudar as pessoas que foram afetadas pelo desastre.
  • Voluntário em Hospitais – além de necessitar de equipas médicas de topo, os hospitais precisam de voluntários para fazer face às necessidades de saúde, como é o caso de doação de sangue, entre outros serviços realizados por voluntários.

Se está a trabalhar numa grande empresa, muito provavelmente irá participar em campanhas de responsabilidade social organizadas pelo seu trabalho, onde irá ajudar pessoas que necessitam de apoio.

Poderá encontrar trabalho como voluntário através dos seguintes sites: Voluntário (Portugal), Portal da Juventude – Programa Voluntários (Portugal), Voluntários Online (Brasil), Voluntariado / Intercâmbios Europa (Europa), Nações Unidas Brasil (Brasil) ONU Voluntários (Todos os países). Estes são os sites que deve visitar, é o portal de voluntário.

Vantagens

Se você ainda não sabe realmente porque deve ser voluntário na sua cidade, país ou continente, deixamos logo de seguida algumas vantagens e razões para começar:

  • Experiência de vida
  • Bom meio de conhecer empresas e profissionais dedicados
  • Networking
  • Ajudar pessoas
  • Melhora a sua auto-estima

Agora que você já sabe um pouco mais sobre voluntariado, queremos saber se alguma vez já pensou na ideia. E se já trabalhou nesta área, quais são as suas sugestões ou recomendações para os nossos leitores?