Saiba quais são os tipos de profissionais com maior procura no Brasil. Aproveite para conseguir um emprego na sua área. Conheça onde estão as vagas!
Com o crescimento económico a um ritmo muito acelerado no Brasil, um dos mercados emergentes que apresenta mais oportunidades de negócios e emprego, diversas empresas estão com dificuldades em recrutar profissionais em diversas áreas. São necessário mais de 20 mil profissionais para trabalhar em diversos setores, desde indústria, petróleo e construção civil. Os Jogos Olímpicos 2016, o Mundial 2014 e também o programa Casa Brasil (patrocinado pelo governo para dar uma casa a todos os brasileiros), são algumas das oportunidades que estão a aumentar as vagas de emprego. Continue lendo para saber quais as profissões com maior demanda no Brasil.
Profissões sem desemprego no Brasil
Além de todos os eventos importantes que se irão realizar nos próximos anos, o crescimento da classe média no país também está a fazer com que o consumo aumente, e desta forma seja necessário aumentar a produção de bens e haja espaço para o desenvolvimento de novos serviços premium. Segundo um estudo feito pela Manpower, uma consultora de recursos humanos presente no Brasil, 71% dos empregadores têm dificuldades em recrutar profissionais nas seguintes áreas:
- Engenheiros – Cerca de 38% das vagas de emprego disponíveis em todo o território brasileiro é para a área da engenharia. O aumento no setor da construção e a descoberta de novas reservas de petróleo aumentaram a procura por este tipo de profissionais.
- Profissionais na área financeira – A falta de profissionais qualificados está a levar que muitos bancos, seguradoras e corretoras optem por contratar estrangeiros, devido à falta de mão-de-obra no Brasil.
- Profissionais de tecnologias – Empresas relacionadas com as tecnologias e grandes empresas, como por exemplo, bancos e seguradoras, necessitam de profissionais com formação em informática, redes e telecomunicações.
- Comerciais – A nova geração deste tipo de profissional necessita de mais formação, como por exemplo, conhecimentos de marketing, economia e comunicação.
- Técnicos – É necessário técnicos para diversas áreas, desde a construção, indústria, eletrónica, setor alimentar, entre outros. O Brasil tem neste momento uma grande falha no ensino profissional, necessitando de profissionais mais bem qualificados.
- Trabalhadores especializados – Como acontece noutros países, o mercado brasileiro está a precisar de profissões com mais especialização, como por exemplo, sapateiros, pintores, canalizadores, pedreiros, etc.
- Motoristas – Devido a diversas mudanças no setor e na indústria, é cada vez maior o número de vagas para motoristas de pesados no país. Pedem profissionais com qualificados e responsáveis.
- Operadores de produção – Com o aumento da procura vem o aumento da produção. Daí, é necessário mais trabalhadores para trabalhar em todo o setor da indústria, desde operadores de produção até outros cargos.
- Operários – Com o alavancagem do país, a procura por operários, mesmo sem experiência tem aumentado bastante. Diversos setores estão a recrutar estes profissionais.
- Mecânicos – O número de camiões a circular aumentou assim como o número de brasileiros que possuem pelo menos um automóvel. Desta forma, a procura por serviços de mecânica e manutenção automóvel está a disparar.
Agora que já sabe quais são as 10 profissões com mais procura em todas as cidades brasileiras, é tempo de começar a procurar por vagas na sua área (ou nas profissões acima mencionadas). Para isso, sugerimos que visite o site de carreira e recrutamento de empresas ou aceda a um portal de emprego brasileiro (Monster Brasil, Vagas no Brasil ou Info Jobs).