Dicas para entrevista de emprego

Dicas Entrevista de EmpregoVárias dicas para entrevistas de emprego. Cada dia, centenas de pessoas são selecionadas para entrevistas de trabalho, mas alguns triunfam e conseguem um emprego, enquanto outros falham e perdem uma oportunidade.

Hoje em dia, o número de pessoas que se encontram a procurar emprego é cada vez maior, com candidatos de todos os tipos. Desde jovens à procura do primeiro emprego, pessoas que querem mudar de trabalho em busca de um melhor ou, simplesmente porque estão no desemprego. Por isso, é imprescindível que esteja preparado para conseguir enfrentar as entrevistas de empregos que possam surgir, e para isso é necessário conhecer uma série de dicas de emprego para ser escolhido no final do processo. Conheça várias dicas de entrevista de emprego para ter sucesso:

  1. Boa presença – A imagem dá lugar à primeiro impressão que causa ao entrevistador, de modo que deve ser inteligente na hora de escolher o vestuário que vai usar na entrevista de emprego. Deve escolher uma peça de roupa que seja cómoda, reflita que é uma pessoa séria, limpa, organizada e elegante – neste último aspeto não deve exagerar. Desta forma, o recomendável é escolher um vestuário sensível e com cores pouco chamativas, como o branco, preto ou cinzento. De nenhum modo deve vestir-se com cores fortes ou estampados, pois poderá perder a elegância procurada. Complete a sua forma de vestir com os sapatos. Mesmo que possa parecer que é um elemento com pouca importância, os sapatos também são importantes. Na hora de escolher o calçado, o ideal é escolher sapatos cómodos e discretos.
  2. Pontualidade, segurança e seriedade – Na hora de fazer uma entrevista você deve ser pontual. O melhor é chegar 10 minutos antes, pois mostrará que está interessado e é suficiente. Uma vez que tenha chegado e seja recebido, deve cumprimentar com um aperto de mão – os beijos são estão recomendados quando o entrevistador segue esse parâmetro, caminhe com confiança e sem pressas. Uma vez que inicie a entrevista de emprego, deve permanecer muito atento às palavras do entrevistador ou responsável de recursos humanos, e intervir assim que for indicado, sem interromper, e sempre respondendo diretamente às suas perguntas.
  3. Comunicação verbal – As suas palavras falam por si, de modo a que, durante a entrevista, deve ter em conta certas coisas: o primeiro passo é familiarizar-se com a linguagem usada na empresa para comunicar com os clientes; deve empregar uma linguagem formal, pois com palavras demasiado cultas ou refinadas você não irá impressionar o entrevistador; Utilize um tom de voz claro e correto, perfeitamente compreensível; Responda com segurança e sem valorizar-se demais no caso que não disponha de experiência; Palavras como “experiência, futuro, confiança, compromisso, objetivos, eficácia, projeto, garantia e responsabilidade” dão força ao seu discurso; Responda de forma clara e concisa; Nunca minta.
  4. Comunicação não verbal – Os gestos podem dar cabo de si se não conseguir controlá-los. Por isso existe uma série de recomendações que não se deve esquecer: Utilize as mãos apenas para reforçar as suas expressões, mas nunca faça gestos em excesso com elas; Mantenha em todos os momentos o contacto visual com o entrevistador, caso olhe para outro lado irá mostrar pouca confiança em si; Sorria de forma natural, sem forçar, e ganhará a simpatia do entrevistador; Adote uma postura direita, mas natural; Evite morder os lábios e fazer movimentos demasiado bruscos.
  5. Respostas e perguntas que não deve fazer – Em primeiro lugar, é essencial saber como dizer o que o entrevistador quer ouvir. Você deve mostrar emoção nas suas palavras e fazer acreditar ao entrevistador que é a pessoa ideal para a realização do trabalho. É fundamental que demonstre o seu interesse e agrado pelas funções que tem a realizar. Do mesmo modo, deve enfatizar as suas qualidades e pontos fortes de maneira a que reforce a ideia de que é o candidato ideal para o cargo. Uma vez na altura de fazer perguntas, deve fazer perguntas pertinentes e nunca mostre interesse no período de férias ou no salário, se for escolhido, ficará a saber no momento de falar do contrato de trabalho.

Não se esqueça de visitar os nossos artigos com dicas emprego para que tenha sucesso na procura de empregos, encontrar vagas de empregos, fazer o curriculum vitae, entre outras coisas importantes no mercado laboral.