Como Trabalhar na Suíça

Como Trabalhar na SuíçaSaiba como trabalhar na Suíça. Dicas sobre como encontrar emprego neste país, o visto necessário para trabalhar e os idiomas oficiais.

A Suíça é conhecida por ser um país offshore que oferece bastantes vantagens em termos financeiros, sem contar que possui uma grande comunidade de portugueses e luso descendentes.

Ao contrário das ofertas de empregos para estrangeiros que estão disponíveis, a Suíça tem uma política de imigração e uma quota de vistos de trabalho bastante restritiva. Mesmo assim, encontrar neste país não é difícil como a polícia suíça quer fazer crer. E as boas notícias é que, de acordo com a lei suíça, os candidatos com trabalho devem ter os mesmos salários e condições de trabalho que os cidadãos suíços.

Recrutamento para empregos na Suíça

Como em qualquer país estrangeiro, saber falar a língua local é uma vantagem para si. Para a procura de emprego no estrangeiro, você deve usar a língua oficial nessa zona. Neste país existem três idiomas oficiais: alemão (falado por 64% da população), francês (19%) e italiano (8%). Contudo, dependendo da empresa onde vai trabalhar, pode ser necessário saber inglês. O nível de conhecimento do idioma varia de acordo com a natureza, posição de trabalho e o que vai fazer.

No que toca aos vistos de trabalho – necessários para estar legal no país, desde 1998 a Suíça tem um sistema de prioridade dupla ao emitir vistos, isto é, é dada prioridade a trabalhadores originários de países da União Europeia (UE), enquanto para cidadãos de fora da UE possuem uma política mais restritiva. Para procura de emprego até 3 meses, os cidadãos da UE não precisam de visto de residência ou de trabalho. Mas para cidadãos de fora da UE a coisa é completamente diferente, sendo que apenas podem ter um visto de trabalho se o seu empregador provar que essa posição de trabalho não pode ser preenchida por um candidato suíço ou da UE.

Pode encontrar vagas de emprego na Suíça através de diários, revistas de recrutamento, Internet, agências de recrutamento e seleção, oportunidades de carreira na página de bolsa de empregos das empresas, câmaras de comércio, centro de emprego da sua cidade e finalmente, mas não menos importante, através do site de emprego na Europa EURES. Se o seu objetivo é encontrar trabalho temporário, visite o site com ofertas de empregos para este país através das páginas web das agências de recrutamento de trabalho temporário que sugerimos anteriormente.