Sabia que trabalhar menos e melhor é possível? A falta de produtividade e os horários intermináveis são alguns dos fatores que prejudicam a qualidade do emprego e colocar o seu posto de trabalho em risco.
Na hora de comparar o Brasil ou Portugal com vários países, estes dois países perdem muito devido à falta produtividade e à distribuição das horas de trabalho. Porque não se faz um esforço para melhorar este aspeto?
Neste sentido, diversos estudos revelam que brasileiros e portugueses, embora estejam em continentes diferentes, são dos que trabalham mais horas que alguns países europeus, são os que saem mais tarde do trabalho e que não fazem uso das modalidades de trabalho mais flexível, como o teletrabalho ou um horário laboral flexível.
Guia para melhorar o mercado laboral
Embora à primeira vista possa parecer que estes fatores não beneficiam o empresário, é completamente ao contrário. Dito isto, estas condições laborais acabam passando fatura na motivação dos empregados e, por isso, a sua produtividade e rendimento serão baixos. Além disso, ao não gostar de fazer as suas tarefas no dia a dia do posto de trabalho, o mais provável é que busquem novas oportunidades laborais que lhes permitam sair da empresa. Daí, é importante seguir os conselhos seguintes:
- Apostar no teletrabalho – Nos dias de hoje só trabalham em casa cerca de 5% dos brasileiros e 2% dos portugueses, enquanto 26% dos holandeses e 19% dos suecos já usa este método de trabalho. Semelhante ao que acontece com a formação profissional – que facilita a aprendizagem graças aos cursos online – trabalhar à distância evita o tempo de deslocar-se de casa para o emprego e torna a sua vida mais fácil.
- Horários menos rígidos – Apenas uma pequena parte dos colaboradores tem uma horário de trabalho flexível que ajude a conciliar a sua vida pessoal e profissional.
- Oferecer formação aos colaboradores – Investir em formação continuada é uma forma de melhorar os conhecimentos profissionais dos seus colaboradores, as habilidades e destreza necessárias para desempenhar o seu trabalho de uma forma mais eficaz.
- Usar as novas tecnologias – Uma empresa que não invista dinheiro nas novas tecnologias, está a perder um bom meio de fazer negócios e conquistar novos clientes. Deste modo, a sua empresa está a perder todas as oportunidades disponíveis nesta área.