Aprende agora como fazer um Curriculum Vitae que vai surpreender até os mais sépticos. Cria um Curriculum Vitae em menos de 30 minutos.
Se estás à procura de emprego ou de uma oportunidade para ganhar experiência no estrangeiro, é bastante importante que apresentes as tuas competência e qualificações de uma forma clara e compreensível.
CV Europass
O Curriculum Vitae Europass ou CV Europass é um modelo de Curriculum Vitae usado na Europa e inclui todos os dados que são necessários apresentar no momento de candidatura a uma oferta de emprego ou candidatura a um curso de formação.
Além de ser uma ajuda importante no momento de criação do CV, também é um tipo de CV bastante valorizado pelas entidades empregadoras e obrigatório para algumas ofertas de emprego. Podes ver abaixo um exemplo do CV Europass preenchido.
Podes fazer o teu Curriculum Vitae diretamente no site da Europass ou então podes descarregar o modelo de CV no formato Microsoft Word.
Site: europass.cedefop.europa.eu
Outros links:
- Fazer CV Online
- Descarregar Modelo de CV no formato Microsoft Word
- Instruções de preenchimento do CV
- Exemplos de CV preenchidos
5 Princípios básicos para um Bom CV
Encontramos as dicas seguintes na página web de criação do Curriculum Vitae Online no site da Europass, e como são fantásticas tivemos de publicá-las aqui.
#1 – Concentra-te no essencial
Um bom CV deve ser breve: na maioria das vezes uma ou duas páginas é suficiente para valorizar o teu perfil. Nunca excedas as três páginas.
Caso a tua experiência profissional ainda não seja extensa, inverte a ordem das rubricas e começa pela rubrica «Formação académica e profissional». Dá evidência a estágios que tenhas realizado.
Se as competências linguísticas forem importantes para o emprego a que te estás a candidatar, preenche a Carteira Europeia de Línguas – Europass, disponível no site Europass, e anexa-o ao teu CV.
#2 – Sê conciso e claro
Utiliza frases curtas. Concentra-te nos elementos pertinentes da tua formação e experiência profissional. Justifica as interrupções de estudos ou de carreira.
#3 – Adapta o teu CV em função do posto a que te candidatas
Lê novamente o teu CV antes de o enviar à entidade empregadora, verificando se corresponde ao perfil pretendido.
Não incluas experiências profissionais ou formação que não sejam relevantes para a função a que te candidatas.
Realça os elementos susceptíveis de valorizar a tua candidatura.
#4 – Redige o teu CV num estilo cuidado
Apresenta a tuas habilitações e aptidões de forma clara e lógica para valorizar os teus pontos fortes.
Presta atenção a pormenores como os erros ortográficos e de pontuação. Mas atenção, imprime o teu curriculum vitae em papel branco, e mantém o tipo de letra e a paginação propostos.
#5 – Lê atentamente o teu CV depois de preenchido
Elimina eventuais erros ortográficos e certifica-te de que está formulado de forma clara e lógica. Depois dá o teu CV a uma outra pessoa (pode ser um amigo ou familiar), para se certificar que o teu CV é claro e de fácil compreensão.
Os nossos utilizadores classificaram este artigo como
- como fazer um curriculum vitae
- fazer curriculum vitae
- como fazer curriculum vitae
- como fazer um curriculo
- como se faz um curriculum vitae