Você tem um emprego que é precisamente igual ao das outras pessoas? Está à procura de um emprego das 9h às 17h? Queria ter outras opções, uma que o levasse a algo excitante e único?
Neste artigo vamos falar sobre a experiência de um diretor de recursos humanos, que entrevistou mais de 100 pessoas sobre qual é o emprego de sonho. Essas pessoas – são jornalistas, relações públicas, designers, web designers, cientistas, decoradores de interiores, donos de empresas e muito mais – têm uma coisa em comum: persistência!
Por meio louco que pareça essa história de emprego dos sonhos, com a quantidade certa de esforço e preparação, pode fazer com que consiga obter aquele emprego que sempre desejou. Aqui ficam seis dicas para encontrar o emprego de sonho:
1. Aprenda mais sobre si
Gaste algum do seu tempo para descobrir os seus valores, como gosta de trabalhar e o que gostaria de fazer mesmo que nunca fosse pago para isso. Procure por vagas de emprego e indústrias que estão relacionadas com os seus gostos e interesses.
2. Não seja dissuadido pela falta de experiência
Ao criar o seu próprio Curriculum Vitae e outros materiais promocionais para a área que pretende seguir, pense sobre como as suas habilitações e talento atual podem ser úteis para o novo emprego. Por exemplo, conhecimento de gestão de projetos, relações com os clientes, uso da tecnologia e vendas vão ser bastante importantes.
3. Um passo de cada vez
Talvez isso signifique receber um salário no seu emprego atual enquanto faz um part-time na sua área de interesse ou tem aulas, workshops durante o fim-de-semana. A única maneira de saber se essa é a sua paixão, então experimente.
4. Lembre-se que qualquer progresso é um bom progresso
Mesmo as pessoas confiantes ficam em empregos desmotivantes porque sentem-se seguros, e também porque têm medo de tomar uma má decisão. Mas na conquista de desvendar o emprego ideal, o seu maior inimigo será a inércia. Faça um esforço para fazer uma coisa, como por exemplo, enviar um email para um contacto de networking ou frequente um evento – isso vai fazer com que fique mais próximo do seu grande objetivo.
5. Comece cedo
Dos 20 aos 30 anos as pessoas têm maior flexibilidade quando diz respeito a testar diferentes empregos. O processo de auto-descoberta é muito mais fácil quando você não tem responsabilidades familiares ou restrições financeiras, e quando ainda não atingiu aquele ponto na carreira em que é mais difícil voltar atrás. Dito isto, nunca é tarde demais para seguir a sua paixão. Cada vez mais jovens estão a sair do mundo tradicional de trabalho para caminhos de carreiras alternativas que vão trazer vários benefícios.
6. Tenha expectativas realísticas
Mesmo que você tenha bastante sorte em aguentar o emprego dos seus sonhos, não existe tal coisa como a situação perfeita de trabalho. Cada emprego tem os seus baixos e altos, e existem aspectos que você gosta e outros aspectos que não gosta. E um emprego de sonho não significa um emprego “agradável”. Como a sua mãe sempre disse, tudo o que vale a pena neste mundo requer algum esforço. Vão existir alguns dias em que vai apetecer desligar o alarme e voltar a dormir, mas muitos de vocês vão sentir-se com mais energia ao saber que estão no emprego dos sonhos.
Este é um artigo sobre Empregos escrito pelo Blog Emprego.
Os nossos utilizadores classificaram este artigo como
- emprego de sonho