5 Conselhos para Ser Freelancer Perfeito

Ser FreenlanceSaiba os 5 conselhos que deve seguir para ser o freelancer perfeito. Freelancing na sua área profissional é boa alternativa quando não consegue encontrar boas oportunidades de emprego ou quer ganhar mais no fim do mês.

Se você ficou desempregado nestes últimos meses ou terminou a sua licenciatura ou mestrado, já deve ter visto como estão tão difícil encontrar trabalho. Apesar de existirem muitas ofertas de emprego disponíveis por aí, nem sempre irá encontrar aquele trabalho com que sempre sonhou ou pensou desempenhar, por isso é uma boa alternativa.

Sem contar que, o freelancing é uma boa aposta para obter rendimentos extra, caso tenha um emprego normal ou queira colocar as suas habilidades a render dinheiro. É fácil encontrar profissionais em regime freelancer na área da informática, escrita, entre outras áreas.

1. Determine os seus pontos fortes

Cada pessoa tem certas habilidades que o ajudam durante a sua carreira profissional. Com o objetivo de ter sucesso neste campo, deve conhecer como está configurada a sua mente. Se gostar das tarefas que realiza, sempre será melhor do que fazê-las só porque é pago para isso. Estando consciente das suas possibilidades e fazendo o que realmente quer fazer, pode obter os melhores resultados em termos de produtividade. A pergunta que naturalmente surge é: Como identifico os meus pontos fortes? Pode descobrir os pontos fortes através de:

  • Reações impulsivas do cérebro para encontrar a área que pode trabalhar com maior eficácia.
  • Detetar os assuntos em que se encontre mais entusiasmado e curioso.
  • Estimulação da mente através da aprendizagem.
  • Tarefas que lhe dêem prazer.

2. Faça frente aos seus pontos fracos

Para ter sucesso no seu negócio de freenlancer, não pode ignorar os seus pontos fracos. Ninguém pode progredir na sua carreira profissional sem conhecer, e aceitar os seus falhanços. Identifique as suas debilidades e domine-as para poder convencer com as mesmas. Para fazer isso, deve:

  • Observar o seu trabalho com um ponto de vista crítico
  • Reconhecer, admitir e combater os seus erros
  • Prestar atenção para evitar erros do passado

3. Potencie a sua autoconfiança

Ter confiança em si mesmo é a chave para o sucesso. A confiança permite que uma pessoa possa conquistar qualquer coisa neste mundo. A autoconfiança é necessária para conquistar qualquer coisa neste mundo, para saber o que fez e tem que fazer. Isto dá um ponto de vista focado na sua carreira profissional e motiva que dê o passo seguinte no seu trabalho de freelance, tendo em conta que ninguém vai avaliar-lhe, daí é importante desafiar-se a si próprio para progredir. Não existe uma maneira particular de potenciar a autoconfiança, só se trata de motivação e determinação, mas aqui ficam algumas chaves:

  • Avaliar o seu progresso diário
  • Desafiar-se passo a passo
  • Sair da zona de conforto

4. Saiba o que o cliente necessita

Para os freelancers, o que é realmente importante é manter-se atualizado no que diz respeito às necessidades dos clientes. Pode fazer isso ao conhecer o seu objetivo de mercado e o que gosta ou não gosta. O conhecimento acerca dos temas mais recentes no campo em que trabalha o seu cliente é vital para si. Isto deve-se simplesmente porque gostam de ideias novas e inovadoras. Se quer ser o único, e continuar sendo o melhor parceiro dos seus clientes, então terá que responder às suas necessidades, sem sacrificar o seu trabalho. Para isso deve:

  • Saber em detalhe o que desejam os clientes
  • Prever o que necessitam
  • Sugerir ideias e formas de fazer, para que lhe agradeçam

5. Obtenha feedback

Saber o que o cliente pensa é o combustível do seu negócio. Dado que os freelancers não têm quem analise ou avalie a sua performance, deve receber essa energia positivos através do feedback do cliente. Neste negócio é importante obter feedback sempre que possível, mas sem esquecer a verdade. Com estes elogios, você será capaz de passar para o nível seguinte.