“A prática leva à perfeição” é mentira. Você tem que adicionar uma palavra: “A prática perfeita leva à perfeição”.
Eu gostaria de ter inventado essa frase, mas não foi eu. O treinador lendário de futebol americano Vince Lombardi foi o responsável. Eu também gostei da citação do violinista virtuoso Jascha Heifetz: “Se eu não praticar um dia, eu sei disso. Dois dias, os críticos saberão disso. Três dias, o público saberá disso.”
Não existem facilidades na vida. É necessário talento até um certo ponto. Depois disso, é uma questão de determinação e experiência obtida.
Eu tive vários treinadores que ajudaram-me a desenvolver o talento natural que tinha, desde falar em público até correr maratonas e outras coisas mais. Não fico com vergonha de perguntar também por ajuda quando está em jogo decisões de negócios. Depois de aprender com os espertos e praticar até tornar-se natural, eu sentia que estava mais dentro da “zona” do que antes. Essa “zona” é um lugar mágico onde a sua performance fica inspirada e muito mais forte.
Você, os seus negócios e os seus empregados também podem entrar na “zona” – o lugar onde você toma as decisões certas como um líder, vendedor, controlo de qualidade, marketing e faz com que tudo funcione. Concentre-se em fazer as coisas que dão-lhe a melhor chance de ter sucesso.
- Comprometa-se com a excelência – Você deve querer ser o melhor. Ser bom não vale nada. Não se lamente por ter uns concorrentes fortes. Seja melhor!
- Trabalhe duro – Você deve estar disposto a fazer um esforço e a fazer os sacrifícios necessários. Os melhores atletas são os mais trabalhadores.
- Construa a verdadeira confiança – A verdadeira confiança não é a mesma coisa que arrogância. É uma combinação de habilidades físicas e mentais que pode aprender ao praticar os conceitos certos. A confiança permite que você tire o máximo partido das suas habilidades, porque sabe o que funciona e aquilo que não funciona.
- Concentração – Se está totalmente concentrado, então você vai ter controlo total sobre si mesmo. Os melhores atletas mantêm a sua pose e concentração quer estejam próximos da vitória ou quando estão frente a uma possível derrota. O mesmo acontece nos negócios. É sempre sobre o melhor trabalho.
- Esteja fisicamente no seu auge – A fadiga torna-nos uns tolos. Rouba as nossas habilidades e capacidade de julgamento, e ainda afastam-nos das soluções criativas. É o atleta mais bem preparado, não o mais talentoso, que geralmente ganha quando as coisas ficam difíceis.
- Prospere – Para ser um campeão, você tem que aprender a lidar com a pressão e o stress. Mas se você está preparado mentalmente e fisicamente, não precisa de se preocupar.
Seja o que for que você faz, você tem que continuar praticando as habilidades e conceitos que fizeram com que chegasse até onde chegou. A história dos negócios está cheia de empresas que pensavam que só por terem alcançado o sucesso, não precisariam de se preocupar mais em melhorar os seus produtos ou serviços. É incrível como desapareceram assim tão rápido.
Este artigo foi escrito pelos nossos amigos do Blog Empregos, onde pode encontrar dicas e conselhos sobre empregos. Foi baseado no artigo “Why You Can Never Stop Perfecting Your Business” escrito pela revista Inc.