6 Coisas a Aprender do Melhor Discurso de Graduação do Ano

Discurso de Graduação do AnoAssiste ao melhor discurso de graduação do ano. Descobre as 6 coisas que deves aprender deste discurso, dado por um Navy Seal com muita experiência de vida!

Durante este ano já vimos vários discursos de graduação interessantes, mas nenhum consegue dar mais lições de vida importantes, do que este discurso. Claro que, poderia ser um político, ator ou um empreendedor a dar um discurso de graduação na tua universidade. Mas, será que ia ter a mesma emoção do discurso do Navy SEAL, que ordenou o ataque que apanhou o Bin Laden?

McRaven foi o responsável por dar o discurso na Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, e concentrou-se nas lições mais importantes que aprendeu ao longo da sua vida e que ajudaram-lhe a passar no programa de treinos difíceis para se tornar num SEAL. São várias as lições importantes para empreendedores! Aqui ficam algumas das lições:

  1. Começa o dia ao fazer a cama – É interessante como um dos homens mais mortais começa o seu discurso a dizer a mesma coisa que a tua mãe provavelmente dizia, quando eras uma criança. Começa todos os dias por fazer a tua cama, disse McRaven, cuja tarefa era é a primeira tarefa dos dia nos treinos dos SEAL. Se fizeres isso, isso significa que já alcançaste o teu primeiro objetivo de manhã, o que torna o teu dia mais completo e encoraja-te a fazer muito mais.
  2. Encontra as pessoas certas para te ajudar – Todos os dias nos treinos dos SEAL, os voluntários tinham que remar vários quilómetros ao longo da costa de San Diego, em ondas fortes, usando barcos de borracha pequenos. Todos tinham que remar juntos, disse McRaven – em contagem sincronizada e com uma força similar . caso contrário, os os barcos seriam “jogados contra a onda e iriam voltar para a praia.” Esta metáfora vai trazer-te para vida, disse McRaven, “Para o barco chegar ao seu destino, todos devem remar. Tu não podes mudar o mundo sozinho — vais precisas de ajuda – e para ir do ponto de partido para o teu destino é necessário amigos, colegas, e a boa vontade de estranho para guiá-los durante este percurso difícil.”
  3. Segue em frente – Um dos momentos mais desconfortáveis durante os treinos aconteceu quando os estudantes foram punidos por pequenas infrações. “Por falhar uma inspeção do uniforme, o estudante tinha que correr, completamente vestido, para a zona de surf e depois, molhado da cabeça aos pés, rolar na praia até ficar com todas as partes do corpo cobertas de areia”, disse McRaven. ” O efeito era conhecido como ‘bolo de açúcar’. E ficavas com o uniforme o resto do dia – com frio, molhado e cheio de areia.” Muitos estudantes simplesmente não conseguiam suportar a dor, mas a chave para o sucesso foi acertar que, a vida simplesmente não presta! Mas tens que seguir em frente.
  4. Tens que ser inovador e desembaraçado – Não é difícil de imaginar que os treinos dos SEAL incluíam uma parte de obstáculos. Um dos obstáculos era chamado de “slide for life”, e consistia numa corda de 200 metros esticada entre uma torre de 30 metros de altura e uma torre de 10 metros. O recorde por completar o obstáculo manteve-se durante vários anos, até que um aluno quebrou o recorde, usando uma estratégia mais perigosa e rápida, em vez do método mais lento e seguro, que todos usavam. Correr riscos e ser inovador, muitas vezes compensa!
  5. Dá o teu melhor nos piores momentos – Uma das muitas missões dos Nave SEALs era consiste em enfrentar a realização de ataques de submarinos contra navios inimigos. Isto envolve um par de mergulhadores SEAL, que nadam duas milhas debaixo de água, “usando nada além de um medidor de profundidade e uma bússola, para chegar ao destino.” A maior parte do percurso tem alguma luz. Mas, perto do alvo, contudo, a sombra do navio bloqueia toda a luz disponível, e os SEALs encontram-se no escuro e sem saber o que está à frente deles. “Todos os SEALs sabem que durante o momento mais escuro da missão – é o momento que têm que manter a calma – quando todas as tuas habilidades táticas, o poder físico e força interior devem ser colocadas em prática.
  6. Nunca desistas – Nos treinos dos SEALs, os estudantes podem desistir a qualquer altura – e muitos fazem isso. Há um sino de bronze no centro de treinos, e se quiseres sair do curso, tudo o que tens que fazer é ir até lá e tocar. “Toca o sino, e já não tens que acordar mais às 5 horas”, disse McRaven. “Toca o sino e não tens mais nada que nada na água gelada. Toca o sino e não tens mais que correr, fazer a pista de obstáculos, o PT – e não tens mais que enfrentar as dificuldades do treino. Só tens que tocar na campainha.” A chave final para o sucesso, segundo McRaven, é nunca tocar a campainha.

Caso estejas interessado em assistir ao discurso completo do Navy SEAL McRaven, onde o mesmo dá coragem aos finalistas para mudar o mundo, clica no vídeo abaixo. Mais informações sobre o discurso e o seu autor, podem ser encontrados na página da Universidade do Texas, em “Adm. McRaven Urges Graduates to Find Courage to Change the World“.