Saiba quais são os conselhos para empreendedores partilhados pelo famoso autor, Guy Kawasaki. Aproveite para aprende com quem percebe da coisa!
Guy Kawasaki, é um empreendedor e autor norte-americano de origem japonesa, e uma das poucas pessoas que se deu ao luxo de trabalhar na Apple. Apesar do sucesso da empresa da maçã, decidiu deixar o seu emprego por duas ocasiões, quando criou a sua própria empresa de investimentos – a Garage, e para lançar o site agregador de informação – o AllTop. Durante estes últimos anos, Guy Kawasaki escreveu diversos livros sobre como criar negócios rentáveis e de sucesso, por isso, você poderá encontrar através do Super Dicas alguns dos seus conselhos.
Conselhos sobre Negócios
No seu primeiro livro, “A Arte de Começar”, Kawasaki descreve que para começar um negócio lucrativo e de sucesso, os empreendedores só precisam de duas coisas: uma ideia de negócio e uma garagem. Conheça agora quais são os outros conselhos que vão permitir que crie um negócio que dure muitos anos:
- O objetivo da empresa não deve ser o dinheiro – Kawasaki assegura que todo o empreendedor cujo objetivo seja unicamente o dinheiro, está condenado ao fracasso.
- O produto não tem que ser perfeito – Qualquer empreendedor que concentre demasiado tempo em aperfeiçoar um produto antes de lançar no mercado, está a cometer um erro grave, já que pensa que tem tempo para o fazer. Estará apenas a permitir que a sua concorrência se estableça no mercado e cresça cada vez mais. Basta ver os produtos da Apple, o iPad, iPad 2 e iPad 3, você poderá atualizar o seu produto com o tempo e ainda ganhar mais dinheiro.
- Não tenha medo de inovar – Muitos empreendedores têm medo de arriscar num produto ou modelo de negócios inovador, já que certamente, ao criar algo inovador para o mercado leva algum tempo, Kawasaki assegura que grande parte do sucesso das empresas de Silicon Valley consiste em lançar algo quando estiver pronto.
- Não tenha medo de fracassar – Um conselho muito comum dos grandes empresários, já que o fracasso também faz parte da aprendizagem. Um empreendedor não pode ter medo ao fracassar.
- Prepare-se para os comentários negativos – Quando decidir empreender, o mais natural é que certos amigos e familiares tentem persuadi-lo para que não o faça. Lembre-se da seguinte frase do filme “Em busca da Felicidade”: “Nunca permita que ninguém roube o seu sonho, simplesmente porque essas não foram capazes de fazer isso, não quer dizer que você não consiga!”