Como ser um bom líder

Como se tornar num LíderSaiba como se tornar num bom líder. Existem centenas de livros de liderança, técnicas de motivação e direção de grupos, mas o que torna realmente uma pessoa num líder? Como você pode desenvolver o seu potencial de forma eficaz?

Antes de saber como você pode ser um dos melhores líderes, é importante perguntar a si mesmo, o que você realmente é. Você dá um bom exemplo com o seu trabalho? Sabe delegar e confiar numa equipa de profissionais com os quais trabalha? Estas e outras habilidades são indispensáveis para ser, no só respeitados, como também valorizados.

Para nós, a liderança é o processo de influenciar as outras pessoas e apoiar-lhes para que trabalhem com motivação no seguimento dos objetivos comuns. Um líder é, por isso, a pessoa que desenvolveu a capacidade de tomar a iniciativa, gerir, convocar, promover, incentivar, motivar e avaliar um grupo ou equipa.

Guia para Tornar num Líder de Sucesso

Poucas pessoas são líderes naturais, isto é, não têm que esforçar-se para sê-lo. Enquanto a maior parte das pessoas tem que desenvolver as suas qualidades e habilidades de liderança, potenciando ainda mais o seu carisma pessoal e melhorando o seu nível de experiência como líder de um negócio, empresa, equipa ou grupo. Nos dias de hoje, quer seja no emprego, na escola, universidade ou até na vida, é importante saber liderar, por isso, compilamos uma lista de cinco princípios básicos que você deve seguir para ser um bom líder:

  1. Dar o exemplo – Predicar com um exemplo foi sempre uma das maneiras mais eficazes para liderar um grupo, negócio ou empresa. Você não será um bom líder se os seus empregados ou colegas de grupo perceberem que não se esforça e até que trabalha menos que eles.
  2. Entusiasmo – O líder acredita no projeto, e deve transmitir a sua paixão e entusiasmo ao resto do grupo. Um líder desmotivado não é a melhor imagem que se pode transmitir numa empresa. O carisma e ação são duas das qualidades essenciais de todos os empreendedores que querem se tornar em bons líderes.
  3. Organização – Um líder desorganizado é como um cão a correr atrás da sua cauda. Isso quer dizer que você irá transmitir a sua forma de trabalhar ao grupo. Se você for desorganizado, o seu grupo será um caos; se fizer o possível por manter a ordem, o grupo irá se esforçar ao máximo para que não haja imprevistos.
  4. Delegar, delegar e delegar – É o ABC de todo o manual de liderança. É verdade que às vezes delegar não é assim tão simples como parece, e requer tempo para encontrar essa pessoa em quem podemos confiar, mas se você acredito que pode fazer tudo sozinha, você está bem enganado. Não só você estará enganado, como também em alguns momentos poderá a colocar em jogo a sua própria saúde mental e física.
  5. Responsabilidade – Se está a liderar um grupo, significa que você é responsável pelos seus resultados, sejam este quais forem. Não pode querer ficar apenas com o sucesso e esquecer os fracassos.

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • como desenvolver o carisma numa pessoa