Como ser um bom vendedor

Vendedor no NegócioSaiba como se tornar num bom vendedor. Aprenda os truques e segredos que ajudaram alguns empreendedores a alcançar o sucesso, fama e dinheiro. Encontre várias dicas!

Não é por mero acaso que a maior parte dos homens mais ricos ou empresários de maior sucesso começaram como simples vendedores. Bill Gates, o magnata da informática e criador da Microsoft, não seria hoje quem é, se não tivesse começado como um simples vendedor das suas ideias. Saber vender hoje em dia é bastante, não é só vender produtos, como também saber mostrar as suas qualidades. Isso pode ajudar-lhe a conseguir um emprego melhor ou criar o seu próprio negócio rentável. Esta é uma arte difícil de dominar, que requer vários anos de experiência, sem contar que é necessário saber “ler” o cliente, para dar sempre o que o cliente quer. Continue lendo para descobrir como se tornar num vendedor melhor em 8 passos.

Como vender mais e melhor?

A arte de vender e ganhar muito dinheiro não é uma ciência exata, contudo, existem bons vendedores que seja em tempos de crescimento económico ou crise económica, conseguem sempre bons resultados. Alguns já nasceram com esse talento, enquanto outros com o tempo tornam-se em mestres nesta área. O mais certo é que você já tenho sido uma ou outra vez influenciado por causa de um bom vendedor! Conheça os truques:

  1. Sucesso sem limite – Uma das coisas mais surpreendentes dos vendedores de sucesso, é que não têm uma medida do sucesso, isto é, cada vez se superam cada vez mais. São como os atletas que querem alcançar o seu próprio recorde, e é surpreendente porque as diferenças entre um vendedor de sucesso e o número um geralmente são astronómicas, coisa que nem sempre sucede em outras coisas, como na produção de artigos. Muitas vezes o vendedor de sucesso ultrapassa os 100, 200, 300 ou até 1000% o vendedor que está em segundo lugar.
  2. Mente positiva – Para os número um, a situação económica não deixa de ser indiferente, não dão assim tanta importância, pois sabem que existe sempre um cliente à sua espera e que só têm que continuar a procurá-lo.
  3. Não ter medo – A mente positiva é talvez uma consequência de não ter medo. Os melhores não temem nada, simplesmente confiam em si próprios. Os fatores mais importantes para o sucesso são as suas capacidades e as metas.
  4. Bom humor – Quando se tem uma mente positiva e não tem medo, é tempo de começar a fazer crescer outros elementos positivos que ajudam um vendedor de sucesso. Um deles é o bom humor. Este tipo de pessoas são divertidas, mas além de desfrutar da sua profissão também gostam da vida. Têm bons gostos, trabalham duro porque gostam de alcançar objetivos.
  5. Ser verdadeiro – Contudo, além de ser positivo, valente e divertido é preciso ser verdadeiro. Os vendedores de sucesso são realistas, têm os pés bem assentes na terra e conhecem as suas possibilidades, sabem quando um cliente pode fechar uma venda e em que momento, não acreditam em falsas expetativas e nos enganos em que gastam tanto tempo os novatos.
  6. Conhecimento do produto – Ser realista conduz a que também conheça bem o seu produto. É surpreendente estes profissionais não se limitam aos cursos de formação que recebem, são uns verdadeiros investigadores e autodidatas.
  7. Analisar o cliente – Além de conhecer bem o produto, é necessário analisar o cliente e ver o que realmente quer. Não vai querer gastar o seu tempo a vender um produto de luxo para uma pessoa que não tem dinheiro ou não quer gastar dinheiro num artigo assim tão caro. Vá de encontro com as necessidades do cliente.
  8. Definir metas a curto prazo – As qualidades de gestão e organização são fundamentais para alcançar os seus objetivos a muito curto prazo. Programe as suas vendas para os próximos dias, semanas e meses.

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • bill gates como ser um vendedor