Saiba como ultrapassar o stress. Coloque em prática estas 6 estratégias para mudar realmente o seu dia-a-dia. Este é o momento certo para ultrapassar as suas dificuldades.
Está a se sentir cansado? Com problemas profissionais ou pessoais? É claro que está. Você tem muita coisa a acontecer, os prazos estão quase a chegar ao fim, as pessoas estão a contar consigo, e ainda por cima de tudo, você tem começado a falhar em algumas coisas. Você está sob muita pressão, tanto que, às vezes, a qualidade do seu trabalho sofre por isso, ou deixa coisas por fazer. Esta é a vida no ambiente de trabalho moderno. É mais ou menos impossível haver qualquer tipo de profissional nos dias de hoje que não tenha estes momentos de stress intenso. A diferença entre os empreendedores de sucesso e os perdedores, não é se deve ou não sofrer de stress, mas sim como você lida com este problema. Por isso, o Super Dicas escreveu o guia perfeito com várias estratégias para derrotar o stress de uma vez por todas.
- Tenha amor por si mesmo – Ter amor por si mesmo é, na verdade, ser um pouco mais compreensível. É estar pronto a olhar para as suas falhas ou derrotas com paixão e entender o que aconteceu – sem criticar a si próprio ou defender-se. Vários estudo mostram que possa com amor a si próprias são mais felizes, mais optimistas, e menos ansiosas e deprimidas. Isso provavelmente não é surpresa. Mas tem ainda mais uma coisa, são pessoas mais bem sucedidas. A maior parte de nós acredita que temos de ser duros connosco mesmos, mas isso não podia estar mais errado.
- Lembre-se do grande objetivo – Qualquer coisa que você queira ou precise de fazer pode ser feito mais do que uma maneira. Por exemplo, “ter um estilo de vida suadável” – o porquê de fazer exercício – também pode ser descrito em termos mais concretos, como por exemplo, correr 5 quilómetros – como fazer exercício. Pensar grande, pode ser uma forma fantástica de poder resolver os seus problemas e alcançar os seus objetivos.
- Confie na rotina – Se pedirmos para você enumerar algumas das causas do seu stress, você vai dizer coisas como: prazos, bastante trabalho, burocracia, ou um chefe terrível. Você provavelmente não vai dizer que tem que tomar demasiadas decisões, porque a maior parte das pessoas não estão bem cientes que esta é uma causa poderosa e pervasiva de stress nas suas vidas. Cada vez que toma uma decisão – seja contratar um novo empregado, agendar uma nova reunião, entre outras coisas – você cria um estado de tensão mental que é, de fato, stressante. A solução passa por reduzir o número de decisões que precisa de tomar.
- Tire 5 ou 15 minutos para fazer algo interessante – Se você pudesse adicionar qualquer coisa ao seu carro, para que depois de conduzir alguns quilómetros, você acabasse por gastar menos gasolina, você não iria fazer? Mesmo que nada disso exista para o seu carro ainda, existe alguma coisa que você poderá fazer por si mesmo que terá o mesmo efeito… isto é, fazer uma coisa interessante. Não interessa o que é, desde que seja interessante para si.
- Crie uma lista de tarefas a fazer – Para saber tudo o que tem que fazer para o dia de amanhã, anote tudo num papel, no seu telemóvel ou no PC, para que quando comece o dia, você comece logo a trabalhar no seu máximo, para conseguir completar todas – ou pelo menos quase todas as tarefas.
- Pense no progresso que já fez – De todas as coisas que podem aumentar as suas emoções, motivação, e percepção durante um dia de trabalho, a mais importante é saber o progresso conseguido alcançar até agora. Este ponto é referido frequentemente como o Princípio do Progresso – a ideia é que as “pequenas vitórias” alimentam o seu sucesso e fazem com que continue a trabalhar. Psicologicamente, não é se já conseguiu alcançar o seu objetivo, mas a percentagem que já foi alcançada e a que distância está do fim, que determinam como você se sente.