Na nossa leitura diária encontramos um artigo que indica 5 dicas que valem ouro para quem quer criar um negócio. As dicas foram publicadas pela revista Inc e nós decidimos partilhar com os leitores do Super Dicas.
Como seria bom fazer a diferença no mundo ou até na sua cidade e ao mesmo tempo ganhar dinheiro? Era muito bom! Mas o que lhe impede de fazer isso?
Atualmente os consumidores procuram por empresas que tenham um impacto positivo na sua forma de fazer negócios: o estudo realizado pela Cone Marketing mostrou que 85% da Geração Y disse que trocariam uma empresa não focada em causas sociais por uma que se interesse com causas sociais.
Por isso, se for alguma coisa que você quer fazer – e os seus clientes também – a questão agora é: Como começar?
Aqui ficam 5 dicas que vão ajudar-lhe a começar neste mundo espetacular, que é criar um negócio:
1. Crie um negócio com valor e que resolva um problema real
É o mesmo que acontece em qualquer nicho de mercado: Uma das tarefas mais importantes de qualquer empreendedor é encontrar o problema num nicho de mercado, reconhecer uma oportunidades, e criar um modelo de negócios rentável que resolva o problema. Nós sabemos que você está apaixonado com aquela coisa de mudar o mundo, mas se o seu modelo de negócios não presta então você vai à falência, e isso não ajuda ninguém.
2. Integre uma causa social no seu modelo de negócios
Num negócio relacionado com uma causa social, as pessoas necessitam de comprar o que você faz e porque você faz isso. Esse “porque” pode criar relações autênticas com os seus clientes e fazem com que as pessoas voltem a gastar dinheiro na sua empresa. Por isso, tenha a certeza que apoia um causa pelo qual você está verdadeiramente apaixonado – porque os clientes conseguem “farejar” de longe se é verdade ou não.
Lembre-se: Existe diferença entre marketing de causas e integração de causas. O marketing é temporário, enquanto a integração é para sempre.
3. Conheça os custos antes de apoiar uma causa
Tenha a certeza que a sua decisão toma em conta o tamanho do seu negócio. Só dessa maneira é que você poderá assegurar que os lucros são proporcionais ao impacto. Isso também vai ajudar a definir um preço de mercado, para que a sua margem de lucro seja saudável e o impacto seja seguro. Se você plantar uma árvore por cada compra, tenha a certeza que calculou antes quanto vai custar atualmente fazer isso – antes de definir um preço de venda ao público.
4. Não leve o mundo inteiro às costas
Não interessa o quanto você está apaixonado em encontrar uma cura para o cancro, quebrar o ciclo de pobreza, ou por um fim ao aquecimento global, o seu negócio não precisa de resolver o problema completo. Por isso ao integrar uma causa, pergunte a si mesmo: Onde a minha ideia pode ter impacto? Preciso de resolver a fome no mundo, ou posso começar por ajudar os pobres na minha comunidade?
Quando todos nós fazemos a nossa parte para tornar o mundo num lugar melhor, o impacto social agregado torna-se incrivelmente poderoso.
5. Mantenha simples
Pense na Apple: O que tornou esta marca num sucesso enorme foi a simplicidade do seu modelo de negócios. Vendem produtos que são tão cool e que distinguem-os das outros marcas, que são todas iguais – tornando cada cliente Apple num embaixador da marca. Os produtos Apple são simples. Fáceis de utilizar. E fazem aquilo que prometem.
Fazer a diferença no mundo através dos negócios é tudo sobre começar por marcar a diferença e manter o momentum. Lembre-se: o progresso é sempre melhor que a perfeição. Faça uma coisa cada dia para que a sua ideia, conceito ou negócio ande para a frente. Saia e fale com pessoas – especialmente clientes – e comece por tornar o seu sonho numa realidade.
Este artigo traduzido pelo Blog Emprego foi baseado no Social Entrepreneurs: 5 Moves to Get Started Now.