As 12 Regras de Mark Cuban para os Negócios

Mark CubanMark Cuban é daquele tipo de empreendedor que muitas pessoas gostariam de ser. Começou com uma pequena empresa de software e hoje em dia é milionário, dono de uma equipa da NBA e já entrou em várias séries de TV – se você via a série de TV Entourage, muito provavelmente deve estar a reconhecê-lo neste momento.

Qualquer pessoa que tenha criado um negócio tem a suas próprias regras e estratégias, e como Mark Cuban é um bom exemplo de sucesso, decidimos partilhar consigo as regas de Mark Cuban. Estas regras não são apenas para quem quer criar um negócio, mas também para quem está a considerar trabalhar para uma empresa.

1. Não crie uma empresa caso você não tenha uma obsessão por isso e não goste do que faz.

2. Se você tem uma estratégia de saída, então não tem uma obsessão.

3. Contrate pessoas que você pensa que gostariam de trabalhar na sua empresa.

4. As vendas curam tudo. Saiba como a sua empresa pode ganhar dinheiro e como você vai gerar novas vendas.

5. Saiba quais são as suas principais competências e concentre-se em  ser o melhor nelas. Escolha pessoas que também sejam competentes. Encontre o melhor. Fora das suas principais competências, contrate pessoas que se inserem na cultura da sua empresa, mas que não tenham um salário muito alto.

6. Uma máquina de café expresso? Você está no gozo comigo? O café é para perdedores. As limonadas são grátis. A hora de lanche é uma boa oportunidade para sair do escritório e falar. Um dia tem 24 horas, e se as pessoas gostarem do seus trabalhos, então vão encontrar maneiras de usar o máximo de tempo possível para fazer o seu trabalho.

7. Não use escritórios para cada empregado. Escritórios abertos mantêm todos os trabalhadores a par do que se passo e mantém a energia no máximo. Se um empregado gostar de privacidade, mostre-lhe como usar a fechadura do WC. Não existe nada privado em criar um novo negócio. É também uma boa maneira de não escolher administradores que não sabem gerir uma empresa. O meu maior medo foi sempre encontrar alguém que queria construir um império. Se uma pessoa quer viajar em primeira classe ou trazer a sua secretária pessoal, então fuja. Se um administrador não fizer chamadas para vender o produto, então fuja. Eles são construtores de impérios e vão poluir a sua empresa.

8. Não interessa o quão longe a tecnologia vai, fique com aquilo que você conhece. É sempre a maneira mais barata. Se você está acostumado com Mac, então use. Se preferir o Windows 7, pergunte a si mesmo porquê, e use. É um pequeno negócio, por isso existem poucos empregados. Deixe os empregadores usarem aquilo que conhecem.

9. Mantenha a sua empresa viva. Se você tem gestores a reportar a gestores na sua empresa, então você vai falhar. Assim que você for mais além na empresa, se tiver gestores a reportar a gestores, então você vai criar políticas.

10. Não venda coisas inúteis. Um sinal claro de falhanço de um negócio é quando alguém me envia pólos com o logotipo. Se os seus empregados estão numa exposição ou em público, é normal você comprar pólos para os seus empregados, mas se você pensa que as pessoas vão usar um pólo com a sua marca quando saem à rua, então você está totalmente enganado e não tem ideia em com gastar o seu dinheiro.

12. Nunca contrate uma empresa de relações públicas. Uma empresa de relações públicas vai telefonar ou enviar um email para a imprensa que você já lê, nas séries que costuma ver e nos websites que visita. Essas pessoas publicam os seus emails. Sempre que você ler informações relacionadas com o seu nicho de mercado, tente encontrar o email da pessoa que publicou essa informação e envie uma mensagem e dê a se conhecer. O trabalho dessas pessoas é encontrar coisas novas. Assim que você começar a comunicar com essas pessoas, mostre que está disponível para responder as suas questões relacionadas com o nicho de mercado e seja uma fonte de informação. Se você for esperto, então eles irão usá-lo.

12. Torne o trabalho mais interessante para os seus empregados. Controle os níveis de stress e realização dos seus empregados e compense-os. Na minha primeira empresa, a MicroSolutions, quando tínhamos um recorde de vendas mensais, ou quando alguém fazia alguma coisa especial, eu dava notas de $100. Na Broadcast.com e na MicroSolutions tivemos uma boa oportunidade. O Kamikaze.

Este artigo foi escrito pelos nossos amigos do Blog Empregos, onde pode encontrar dicas e conselhos sobre empregos. Foi baseado no artigo “Mark Cuban’s 12 Rules for Startups” escrito pelo site Entrepreneur.

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • mark cuban negocios