Diferenças entre um PC 32 bits e 64 bits

Processador 32 bits ou 64 bitsConheça as principais diferenças entre um PC de 32 bits e 64 bits. Saiba qual escolher e como um PC com 64 bits pode trazer mais vantagens.

Uma das perguntas mais frequentes para quem vai mudar de PC, instalar um novo programa ou fazer atualizações no seu sistema operativo ou software, está relacionado com o tipo de aquitetura que é suportado pelo processador. Claro que você já deve ter ouvido falar sobre se um processador ou versão do sistema operativo é de 32 ou 64 bits, mas lamentavelmente esses números não significam nada para muitos utilizadores.

Precisamente esse é o objetivo deste artigo, onde você pode encontrar mais informação sobre este tema, para que saiba exatamente o que correspondem estes número e quais são as suas aplicações no seu dia-a-dia, já que é importante, para que possa tirar o máximo partido do seu computador.

Qual a diferença entre um PC de 32 e 64 bits?

Antes de começar, é importante destacar que a terminologia 32 bits e 64 bits faz referência tanto à arquitectura do processador como ao sistema utilizado.

Basicamente, a principal diferença entre 32 bits e 64 bits, é que o primeiro pode processar uma sequência de 32 bits, enquanto os computadores com um processador (e sistema operativo) de 64 bits podem processar o dobro da capacidade. Como já deve saber, o processador está encarregado de realizar todos os cálculos lógicos e matemáticos, com o objetivo de obter os dados solicitados pelo utilizador, e para isso deve processar vários pacotes de informação a uma determinada velocidade. Neste ponto, a principal diferença entre ambas as plataformas, é que no caso de um PC 64 bits é possível trabalhar o dobro da informação no mesmo ciclo de relógio de um de 32 bits, o que permite aceder a uma maior capacidade de memória e processar blocos de dados muito maiores, aumentando o rendimento e velocidade de todo o processo em geral.

Sistema Operativo 64 bits

Outra diferença, e também a principal razão porque muitos sistemas profissionais preferem a arquitetura 64 bits, é graças a ser possível utilizar até 16 exabytes de memória, enquanto os processadores de 32 bits apenas reconhecem até 4GB, o que é suficiente para um PC onde não é necessária muita performance.

Quanto aos sistemas operativos, como o Windows, a maior diferença das versões 32 e 64 bits, é que o primeiro reconhece apenas 4GB de Memória RAM, no entanto só aproveita até 3.25GB. No caso dos sistemas operativos de 64 bits, é possível usar até 192GB de RAM.

Comprar um PC de 32 ou de 64 bits?

Hoje em dia a maior parte dos portáteis e computadores desktop à venda já vêm com um processador de 64 bits, no entanto as versões mais baratas poderão vir com um processador mais fraco de 32 bits. Por isso é importante avaliar qual o tipo de processador que precisa para o seu dia-a-dia. No caso de só querer usar para tarefas habituais de escritório, como navegar na web, ler o email, criar folhas de cálculo e escrever documentos, um PC e sistema operativo de 32 bits é suficiente. Se você for um profissional em algum trabalho específico e precisar de efetuar tarefas mais complexas como desenho gráfico, editar imagens, editar vídeos, entre outras coisas, a melhor escolha será um PC e sistema operativo de 64 bits, já que poderá trabalhar com operações numéricas maiores e cálculos muito mais complexos que um sistema de 32 bits, que terá que dividir as operações e instruções em várias sequência, coisa que não acontece num PC com arquitetura 64 bits, que processa mais quantidade de operações ao mesmo tempo, sendo mais estável e rápido no total.

Migrar de um sistema operativo 32 bits para 64 bits

Antes de considerar migrar o sistema operativo do seu PC de 32 bits para a versão de 64 bits do mesmo sistema operativo, é importante pensar na compatibilidade de software, drivers e também se o processador possui uma arquitetura 64 bits, caso contrário poderá ter problemas. É importante que antes de atualizar, tenha verificado que a maior parte do software e dos drivers possui uma versão 64 bits ou uma versão compatível, caso contrário a única solução será comprar hardware novo.