4 Dicas para Melhorar o Windows XP

Os computadores são como os cães – precisam de cuidados. Todos nós queremos que o computador seja rápido e eficiente, mas quando o computador começa a ficar lento, a maior parte das pessoas já fica zangada. Não é preciso! Apenas tem que ter cuidado com o computador. As dicas de manutenção incluídas neste artigo vão ajudar a tornar o Windows XP mais rápido, seguro e estável.

As dicas incluidas neste artigo são simples e tenho 100% de certeza que vão melhorar o seu computador.

 

 

Dica 1 – Reduz o tamanho da reciclagem

Hoje em dia o computador vem com um disco rígido com grande capacidade de armazenamento, pelo que o uso de 10% pela reciclagem é muito mais do que é necessário. A maior parte dos utilizadores usa apenas entre 1-5GB, que é mais ou menos entre 2% a 5% da capacidade do disco rígido.

Para reduzir o tamanho da reciclagem siga os passos seguintes:

  1. Vá para o Ambiente de Trabalho
  2. Clique com o botão direito do rato em cima do ícone da Reciclagem
  3. Seleccione Propriedades
  4. Use a barra para escolher a percentagem a usar
  5. Clique em Aplicar, e depois em OK

 

Dica 2 – Desactiva a Assistência Remota

O Windows XP permite que outras pessoas tenham acesso ao computador remotamente. Esta função é ideal se faz parte de uma empresa, mas existe sempre o problema, em que os hackers possam aceder ao seu computador. Se o seu computador não faz parte de uma organização ou empresa, então é melhor desactivar esta função.

Siga os passos seguintes:

  1. Entre no menu Iniciar – Definições – Painel de Controlo
  2. Clique duplo sobre o ícone do Sistema
  3. Seleccione a aba Assistência Remota
  4. Remova a selecção do Permitir convites de Assistência Remota para este computador

Não se preocupe – poderá continuar a usar o MSN, Skype e outros programas semelhantes. Desactivar a Assistência Remota não afecta nenhum dos programas mencionados.

 

Dica 3 – Executa o verificador do disco rígido do Windows XP, semanalmente

O Windows XP vem com uma ferramenta que permite encontrar erros no disco rígido, e de repará-los, detectar e marcar sectores do disco rígido com erros, fazendo com que o Windows não use esses sectores. Este passo é bastante importante para prevenir o seu computador de ficar instável.

Existe uma pequena desvantagem no uso desta ferramenta – demora bastante tempo a verificar o disco rígido, e depende de vários factores, como a velocidade do computador, o número de ficheiros e pastas no disco, a quantidade de RAM, e o tamanho do disco rígido. Por isso é melhor executar o verificador do disco rígido apenas quando não vai usar o computador por um longo período de tempo.

Para executar o verificador do disco, siga os passos seguintes:

  1. Entra no menu Iniciar – Executar
  2. Introduz chkdsk e clique no OK

 

Dica 4 – Desfragmenta o computador regularmente

Discos rígidos mal fragmentados podem causar problemas, como lentidão do computador, lentidão a iniciar e encerrar o Windows. Basicamente o disco rígido é uma das partes mais lentas do computador e os ficheiros fragmentados ainda tornam o computador mais lento.

O Windows vem com um desfragmentador de disco. Para usar, vá ao Iniciar – Programas – Acessórios – Ferramentas do Sistema – Desfragmentador de disco.

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • como melhorar meu windows xp