Felizmente o Windows Vista já por omissão com um programa que permite criar, eliminar e formatar partições. Este programa é útil porque não precisas de instalar software extra para gerir as partições.
Nos próximos artigos, vou mostrar porque esta ferramenta de gestão de partições é útil e muito mais…
Vídeo: Como criar uma nova partição no Windows Vista?
Se não consegues criar partições com o gestor de discos do Windows Vista/7 lê o artigo: Guia completo para Criar, Redimensionar e Apagar partições usando o GParted Live
Como criar uma nova partição no Windows Vista?
1. No menu iniciar, clica em Painel de Controlo.

2. Na janela do Painel de Controlo, clica em Sistema e Manutenção.

3. Arrasta o elevador (scroll) até ao fundo, e clica em Criar e formatar partições do disco rígido.

4. Vai abrir uma nova janela, de Gestão de Discos. Clica com o botão direito do rato em cima da partição (C:), e escolhe a opção Reduzir Volume…

5. O Windows Vista vai verificar as propriedades da partição, depois vai abrir uma nova janela, para escolheres quantos MB (megas) queres “tirar” da partição, para criar uma nova.
NOTA: 1GB é igual a 1024MB

6. Depois de reduzir o volume da partição (C:), agora já temos espaço livre no disco para criar uma partição. Clica com o botão direito do rato em cima da barra branca, e clica em Novo Volume Simples…

7. Vai abrir o Assistente de Novo Volume Simples. Clica em Seguinte, verifica qual é o tamanho que queres para usar na nova partição (eu usei o valor máximo disponível. Que foi o valor que introduzi no passo 5). Depois clica em Seguinte.

8. Escolhe o Sistema de Ficheiros (usei NTFS, porque é a mais indicada) que queres usar nesta nova partição e o nome do disco. Depois clica em Seguinte.

9. Clica em Concluir para terminar o assistente.

10. PARABÉNS! A partição foi criada com sucesso e já está a funcionar.

Se não consegues criar partições com o gestor de discos do Windows Vista/7 lê o artigo: Guia completo para Criar, Redimensionar e Apagar partições usando o GParted Live
Os nossos utilizadores classificaram este artigo como
- criar partição windows vista
- como criar partição no windows vista
- criar uma partição no windows vista
- criar uma segunda partição com o windows
- criar partição no vista
25 de Julho de 2009 às 4:31
Amigo, parabéns pelo tutorial, muito bom mesmo, mas imploro sua ajuda, fiz tudo certinho e a unidade nao aparece no MEU COMPUTADOR, comprei o note essa semana e queria particionar antes de formatar pq o vista que veio é em espanhol, que eu possa ter feito de errado? ou eu perdi 100 gb de HD?? valeu abraço
25 de Julho de 2009 às 13:53
Olá, sou o Gonçalo! Gostei deste tutorial! Está bem explicado e é em português! Mas tenho um problema com as partições do Disco Rigido.
Eu queria dividir o meu disco rigido em mais partições, naquele momento tinha 2 partições, uma com todos os documentos e OS e a outra com a recuperação do sistema. Mas quando tentei reduzir o volume que continha a partição activa, vi que o espaço livre era 0 MB.
Tentei ver noutros sites a razão de ter 0MB livres quando ainda tinha 140GB livres no disco e vi que se a partição estivesse activa, não dava para reduzir volumes.
Decidi tomar o risco e alterei a partição activa para aquela que só tinha a recuperação, mesmo sabendo que o pc poderia deixar de funcionar se o fizesse xp. No momento em que tinha alterado a partição activa, não aconteceu nada. Quando reiniciei o pc, ele conduzia-me a recuperação do sistema e não ao vista.
Mas apenas gostava de saber como alterar a partição activa para aquela que tem o OS sem aceder ao vista pois isso agora e impossivel. Mas fazendo isso evitando recuperar o sistema ou restaurar o sistema pois nao tenho nenhum ponto de restauro.
Preciso mesmo de ajuda! :)
26 de Julho de 2009 às 17:59
Venho parabenizalo pelo Otimo trabalho muito bom seu site show mesmo UP e valeu pelas dicas…
31 de Julho de 2009 às 5:30
"Arrasta o elevador (scroll) até ao fundo, e clica em Criar e formatar partições do disco rígido", Siceramente, não achei essa parte no painel de controle.
6 de Agosto de 2009 às 3:12
Oi pra todos…
Bom, estou com o mesmo problema como a maioria!
Possui 20gb livres, mas não consigo criar uma nova partição com esse tamanho, sendo que consigo só com 100mb’s…
POssui apenas uma partição, já fiz toda a recomendação que você citou…
Já também usei o disk director, e o particionador do vista, ambos dão o mesmo “erro”!
Alguma sugestão?
7 de Agosto de 2009 às 0:26
Boas..
a mim deu o seguinte problema.. so me deixa reduzir o disco em 4 mb… e eu tenho um disco de 230Gb com 60Gb livres…
o que se estará a passar?
15 de Agosto de 2009 às 6:26
Parabéns!
Muito legal essa dica. Mesmo meu 7 sendo em inglês, consegui.
Obrigado.
28 de Agosto de 2009 às 1:26
salvou minha vida, eu fiz no windows 7
eu fiquei com medo de formata e perder os jogos do meu irmão que tem + de 50 gigas em jogos!
agora é só alegria e vou poder formata. heheh
30 de Agosto de 2009 às 4:08
Tenho o windows Vista .. Quero diminiur a particao para fazer dual boot com o windows 7 ..
eu fiz o que o Adriano falou.
Para executar a verificação do disco:
1. No campo de procura do menu iniciar, coloca: chkdsk /C (verifica antes se o C, é a letra do disco rígido).
Ai apareceu um erro:
AVISO! parâmetro C especificado
a unidade pode continuar corrompida, mesmo apos executar CHKDSK!
O que eu faço ??/ =x
13 de Setembro de 2009 às 17:26
@Igor executa novamente o CHKDSK e depois reinicia o PC para verificar por erros. Se mesmo assim não der tenta usar o GParted -> http://gparted.sourceforge.net.
Caso não funcione nenhum dos métodos a única solução é comprar um disco rígido novo, pois esse disco está com problemas graves e podes perder os dados a qualquer momento.
1 de Setembro de 2009 às 0:25
Muito bom tutorial
Melhor qe ja vi
7 de Setembro de 2009 às 14:02
parabéns muito clara a explicação e ótima para exercitar.
Vlw msm
13 de Setembro de 2009 às 23:04
grande tuto parabens minhas duvidas:
fazendo isso posso instalar por exemplo outro software nessa partição???
15 de Setembro de 2009 às 16:39
@Anderson podes instalar outro SO, mas programas tipo Microsoft Office, etc.. tem que ser na partição onde está o SO que estás a usar no momento.
14 de Setembro de 2009 às 2:01
outra coisa queria testar o mac iatko, deves conhecer esse metodo sera se serve e em vez de ntsc quais as outras opções? thnks
15 de Setembro de 2009 às 16:41
@Anderson em vez do NTFS existe o FAT16 (muito pouco usado e não recomendado) e o FAT32.
17 de Setembro de 2009 às 17:37
Obrigado, vc acaba de salvar milhoes de neuronios.
24 de Setembro de 2009 às 20:15
Você explicou perfeitamente!!
estava tentando isso faz um tempo!!
mas você esclareceu td!
Parabéns.
2 de Outubro de 2009 às 13:39
Bom trabalho…parabéns
22 de Outubro de 2009 às 22:43
Olá a todos, eih Adriano Lopes queria lhe agradecer imenso pelas instruções, explicou muito bem e também tinha o mesmo problema e consegui resolver.
Muito agradecido.
Parabéns.
9 de Novembro de 2009 às 17:59
boa trade, quero usar o xp e o vista no meu pc, usei o metodo que aparece no site, que por sinal é muito bom gosto e de muita ajuda, mais aprece um problema, quando eu pesso para diminuir volume aparece “tamanho total antes de diminuir mb 152624 – diminuição disponivel mb 350 -m digite espaço a diminuir mb 350 – tamanho total depois da diminuição mb 152274 – ai quanto eu digito mb 20000 ele não abilita a opção diminuir, porque? Meu hd é 160gb tenho 77gb livre, me ajude por favor
9 de Novembro de 2009 às 23:09
@Mendes usa a 2ª segunda solução. Lê o artigo: Guia completo para Criar, Redimensionar e Apagar partições usando o GParted Live
25 de Fevereiro de 2011 às 1:59
muito bom vc me ajudou bastante continua fasendo estes explicativos põ muito massa
5 de Março de 2011 às 3:41
Cheguei ate a parte final de criação da nova partição, porem o win 7 não permitiu pois há um limite maximo de partições. Eu tenho a C, D e mais duas de restauraçao da lenovo. o que fazer ?
5 de Março de 2011 às 17:45
@Lucas só mesmo removendo uma ou mais partições.
22 de Março de 2011 às 6:56
Olá
Tenho um hd de 500gb no meu notebook com windows vista 32bits…. Gostaria de saber se teria como fazer uma partição para colocar todos os meus dados e depois instalar o windows 7 home premium 64 bits.
Durante a instalação essa partição (backup) com meus dados será mantida? teria como fazer alguma coisa? tenho até um hd externo, mas por USB demoraria mto para mover todo o meu conteudo.
obrigado
26 de Março de 2011 às 2:12
@Breddi cria uma nova partição usando as dicas desta dica, para guardar os ficheiros. Durante a instalação os ficheiros serão mantidos nessa partição que criaste, pois a instalação do Windows 7 vai ser realizada numa outra partição e por isso não haverá problema.
2 de Julho de 2011 às 18:46
ou valeu vou conseguir formatar meu computador