15 Melhores Dicas e Hacks para o Windows 7

Dicas Windows 7Desde que o Windows 7 foi apresentado, que tem sido um sucesso  a nível mundial. Com vários utilizadores a trocar o seus sistema operativos pela versão mais recente do Windows. Segundo informações da Microsoft, mais de 350 milhões de pessoas utilizam o Windows 7 nos seus computadores.

Depois da Microsoft publicar os dados anteriores, que mostram o sucesso do Windows 7, decidi compilar as 15 melhores dicas e hacks para o Windows 7 que vão tornar os nossos visitantes em utilizadores avançados do Windows 7.

 

Segue as 15 dicas com atenção e não te esqueças de seguir o Super Dicas no Facebook e Twitter.

 

1. Usa os atalhos do teclado

Com o rato podes mover os ícones na barra de tarefas do Windows, mas com os atalhos do teclado ainda é mais rápido. Usa as seguintes combinações:

  • Teclas WIN + Seta Esquerda (←) e WIN + Seta Direita (→) para mover a janela para extremidade esquerda ou direita do ecrã.
  • Teclas WIN + Seta Cima (↑) e WIN + Seta Baixo (↓) para maximizar e restaurar / minimizar
  • Teclas WIN + M minimiza tudo
  • Teclas ALT + Seta Cima (↑), ALT + Seta Esquerda (←), ALT + Seta Direita (→) para navegar entre as pastas, retroceder e avançar entre as pastas na janela do explorador do Windows.
  • Teclas WIN + Home minimiza / restaura todas as janelas abertas, exceto a janela ativa
  • Teclas WIN + # para aceder ao programa que está na posição “#” da barra de ferramentas
  • Teclas ALT + WIN + # para aceder à lista de acesso do programa que está na posição “#” da barra de ferramentas

 

2. Personalizar os Ícones de Notificação da barra de tarefas

Tu podes personalizar a forma como os ícones de notificação (imagem abaixo) estão ordenados, em poucos passos. Clica com o botão direito rato em cima do ícone e arrasta-o até à posição desejada.

Personalizar os Ícones de Notificação da barra de tarefas

 

3. Aceder às listas de acesso com o Botão Esquerdo do Rato

Normalmente acedemos às listas de acesso clicando com o botão direito do rato, em cima do ícone na barra de ferramentas. Mas podes aceder com o botão esquerdo do rato. Clica com o botão esquerdo do rato e arrasta o rato para cima. Vai aparecer a lista de acesso.

Esta dica é útil se estás a usar um touch screen ou o rato do portátil.

 

4. Adiciona pastas aos Favoritos

Podes adicionar as pastas que quiseres à aos favoritos do Explorador do Windows. Para adicionar uma pasta, no Explorador do Windows acede até à pasta que queres adicionar. Clica com o botão direito do rato em Favoritos e depois clica em Adicionar Localização actual aos favoritos.

Adiciona pastas aos Favoritos

 

5. Afixar programa na Barra de Tarefas

Não podes adicionar o Painel de Controlo à barra de ferramentas através do Menu Iniciar ou arrastando. Abre o Painel de Controlo, clica com o botão direito do rato na barra de tarefas e escolhe a opção Afixar este programa na barra de tarefas.

Afixar programa na Barra de Tarefas

 

6. Criar teclas de atalhos para os programas

Podes criar teclas de atalho para aceder aos programas no Windows 7. Clica com o botão direito do rato em cima do programa e depois clica em Propriedades. Na aba atalho, clica em tecla de atalho e define a combinação de teclas.

Criar teclas de atalhos para os programas

 

7. Abrir a Linha de Comandos em qualquer pasta

Precisas de abrir a linha de comandos, numa certa pasta? Sentes falta da opção “Abrir linha de comandos aqui”, disponível no Windows XP? Temos a solução. Carrega na tecla SHIFT ao clicar com o botão direito em cima da pasta, para aparecer essa opção.

Abrir a Linha de Comandos em qualquer pasta

 

8. Vista expandida do Menu Enviar Para

Mantém a tecla SHIFT premida ao mesmo tempo que clicas com o botão direito do rato, para aparecer o menu Enviar Para expandido.

Vista expandida do Menu Enviar Para

 

9. Ajustar o Texto do ecrã com o Otimizador de Texto ClearType

Usar o Otimizador de Texto ClearType para melhor a visualização de texto no monitor LCD ou no portátil. No campo de pesquisa do menu iniciar escreve: cttune.exe. E dá-lhe ENTER!

Ajustar o Texto do ecrã com o Otimizador de Texto ClearType

 

10. Cores Exatas no teu Monitor

Se é um designer ou trabalhas com cores, usa a opção de Calibrar Cor, disponível no Painel de Controlo ou no campo de pesquisa do menu iniciar escreve: dccw.exe. E dá-lhe ENTER! Com esta ferramenta podes ajustar a gamma, brilho, contraste, balanço da cor, etc.

Cores Exatas no teu Monitor

 

11. Personaliza o botão Encerrar

Se reinicias o computador mais vezes do que encerras, considerar mudar o valor pré-definido de Encerrar para Reiniciar. Clica com o botão direito do rato em cima do logo do Menu Iniciar. Depois clica em Propriedades e escolhe a opção Reiniciar.

Personaliza o botão Encerrar

 

12. Personaliza o número de itens nas Listas de Acesso e Menu Iniciar

Clica com o botão direito do rato em cima do logo do Menu iniciar. Depois clica em Propriedades. Clica em Personalizar… e escolhe o número de itens a mostrar.

Personaliza o número de itens nas Listas de Acesso e Menu Iniciar

 

13. Procurar na Internet através do Menu Iniciar

Procurar na Internet através do Menu Iniciar

Ativa a pesquisa na Internet através do Menu Iniciar usando o teu navegador web favorito. No campo de pesquisa do Menu Iniciar escreve: GPEDIT.MSC. E dá-lhe ENTER! No lado esquerdo (da janela que abriu), vai para Configuração do utilizador -> Modelos administrativos -> Menu Iniciar e Barra de Tarefas. Agora no lado direito, clica com o botão direito do rato em cima de Adicionar ligação Procurar na Internet ao Menu Iniciar e ativa a opção.

Procurar na Internet através do Menu Iniciar

Procurar na Internet através do Menu Iniciar

 

14. Adicionar os Jogos ao Menu Iniciar

Adicionar os Jogos ao Menu Iniciar

O Windows 7 não coloca automaticamente um menu para os nossos jogos instalados, por predefinição. Clica com o botão direito do rato em cima do logo do Menu Iniciar. Depois clica em Propriedades. Clica em Personalizar…, procura por Jogos e escolhe a opção Apresentar como um menu. Agora os jogos instalados vão aparecer logo no menu iniciar.

 

15. Atalho para Executar Programas como Administrador

Para executares aplicações com direitos de administrador usa as teclas CTRL + SHIFT + Clique botão esquerdo. Ou então usa a combinação de teclas SHIFT + Clique direito do rato em qualquer programa, para executar com outra conta de utilizador.

 

Conheces mais alguma Dica ou Hack?