Como escolher um sócio para o negócio

Escolher um SócioSaiba como escolher um sócio para o seu negócio ou ideia. Aproveite para colocar em prática o seu plano com a ajuda extra de uma ou mais pessoas. Descubra como encontrar um bom parceiro de negócios.

Umas das principais razões para procurar um sócio para o seu negócio muitas vezes é a necessidade de capital, ou de alguém que perceba do assunto. Contudo, além da possibilidade de obter mais capital, existem muitas outras vantagens que você pode contar com ao ter um sócio, tais como uma gestão mais eficiente, a possibilidade de repartir responsabilidades, partilhar o risco, obter mais recursos, mais conhecimentos, mais contactos, etc. As possibilidades são quase infinitas.

Contudo, contar com um sócio não é algo simples, pois implicar ter alguém que tome as decisões importantes da empresa ao igual que você, além da possibilidade de poder surgir desacordos, conflitos ou disputas, o que é muito provável se a empresa não esteja a obter os resultados esperados, e você conta com um sócio conflituoso.

Conselhos para escolher um sócio

Por isso, antes de procurar por um sócio para o seu negócio, devemos perguntar-nos e analisar se realmente você necessita de um (se busca por um sócio apenas por falta de dinheiro, é preferível recorrer a um empréstimo de dinheiro), e, uma vez tomada a decisão de buscar um, deve tomar o seu tempo para escolher bem. E para isso, vamos ver de seguida alguns conselhos que vão ajudar-lhe a escolher o sócio perfeito:

  • Buscar um sócio com habilidades, recursos e conhecimentos – A ideia de buscar por um sócio não é duplicar-se, mas sim procurar por uma pessoa que complemente o seu trabalho todo, uma pessoa que tenha habilidades, conhecimentos e recursos diferentes, mas que complementem os seus pontos fortes. Por exemplo, poderá ser um sócio que tenha recursos extra, tais como recursos financeiros, tecnológicos, canais de venda ou distribuição, etc.
  • Buscar um sócio comprometido – Deve buscar por um sócio esteja tão comprometido consigo mesmo para levar o negócio para a frente, que tenha as mesmas aspirações de crescimento, os mesmos objetivos, a mesma motivação e o mesmo compromisso. Não deve buscar por um sócio demasiado ambicioso que pense que vá obter grandes lucros a curto prazo. Conte com um sócio comprometido com o seu negócio, que assegura ser a melhor coisa para o futuro do negócio.
  • Buscar um sócio confiável – É comum no momento de buscar por um sócio, procurar por familiares, amigos e companheiros de trabalho. Contudo, também pode procurar por sócios em pessoas que acabou de conhecer, por exemplo, pessoas que tenha conhecido através do seu negócio, ou pessoas que outros nos tenham apresentado. Se é uma pessoa que já conhece faz algum tempo, então deve analisar o seu comportamento desde antes, o seu desempenho e experiência. Mas se é alguém que conheceu à pouco tempo, não só deve se guiar pelo seu instinto, como também deve avaliar o seu desempenho desde o início da relação.
  • Verificar os seus antecedentes – Uma boa forma de saber se um sócio é confiável ou não, além de poder avaliar outras das suas caraterísticas, consiste em verificar os seus antecedentes. Por exemplo, podemos averiguar qual foi a sua experiência anterior como trabalhador ou empresário, quais os seus antecedentes de crédito, se fechou empresas, se tem dívidas, etc. Mas acima de tudo, poderá avaliar o seu desempenho em outras sociedades, por exemplo, qual foi a sua relação com outros sócios, entre outras coisas. Deve evitar sócios conflituosos, mas não necessariamente com más experiências, pois é nas más experiências que se aprende.