Como calcular a rentabilidade de um investimento

Investimentos RentáveisSaiba como calcular a rentabilidade de um investimento para saber se é uma boa oportunidade. Descubra se vale a pena investir o seu dinheiro.

A rentabilidade de um investimento é um indicador que mede a relação entre os ganhos de um investimento e custo deste, ao mostrar que a percentagem de dinheiro investido foi recuperar, ou vai chegar a ganhar. Conhecer a rentabilidade permite também saber se irá ter um bom desempenho para o seu dinheiro, no caso de tratar-se de uma rentabilidade oferecida, podendo saber se é atrativo ou não. No caso de tratar-se de diversos investimento, assim poderá comparar, e saber qual é a melhor para si, contudo é preciso ter em atenção diversos pontos. Continue lendo para conhecer a fórmula de cálculo da rentabilidade.

Investir Dinheiro em Negócios Rentáveis

Por exemplo, se você tiver que escolher entre o investimento A, que oferece uma rentabilidade de 6%, um investimento B que oferece uma rentabilidade de 15%, e um investimento C, que oferece uma rentabilidade de 30%, o C seria o mais atrativo, no entanto seria necessário tomar em conta outros fatores, tais como o risco.


A fórmula para saber a rentabilidade é:

  • Rentabilidade = (Ganhos / Investimento) x 100

Por exemplo, se um investimento de 12 mil euros gerar um lucro de 3 mil euros, então a rentabilidade é de 25%. De seguida, podemos ver alguns exemplos específicos de negócios rentáveis que quase todas as pessoas poderão fazer para ganhar dinheiro: um negócio, um imóvel ou ações. Conheça os detalhes:

  • Rentabilidade de um Negócio – No caso de um negócio, para calcular a sua rentabilidade é necessário ter em conta o investimento do negócio e os lucros gerados. Por exemplo, se tiver um negócio com um investimento de 20 mil euros, e logo no primeiro ano gerar ganhos de 2 mil euros, a rentabilidade do negócio será de: (2000 / 20000) x 100 = 10%.
  • Rentabilidade de um Imóvel – Para o caso de um imóvel, para calcular a sua rentabilidade é necessário tomar em conta o dinheiro investido e os ganhos gerados, qual estarão entre a diferença do preço de venda e capital ganho ou, em caso de arrendamento, a diferença entre os ganhos da renda e os gastos. Por exemplo, se comprou um imóvel por 30 mil euros, e vender logo por 40 mil euros, a rentabilidade do imóvel foi de (40000 – 30000 / 30000) x 100 = 33,3%.
  • Rentabilidade das Ações – No caso de comprar ações de uma empresa, é necessário tomar em conta o investimento realizado na compra de ações e os ganhos gerados, os quais são dados pela diferença entre o preço de venda e o preço de compra, mais o dividendos que poderá ter ganho. Se comprar ações de uma empresa por 10 mil euros, e um ano depois subirem de preço e vender por 12 mil euros, além de pagarem dividendos de um valor de 500 euros, a rentabilidade das ações terá sido de (12000 – 10000 + 50) x 100 = 25%.