Abrir uma Franquia ou Franchising

FranquiaSaiba quais são os passos necessários para abrir uma franquia ou franchising. Crie um negócio rentável com base numa ideia que está a ter sucesso noutras cidades ou países.

Normalmente são necessárias pelo menos dez semanas entre o momento em que o empreendedor decide abrir um franquia ou franchising, até estabelecer o primeiro contacto com o responsável da marca para fazer com que o negócio vá em frente. Mas quais são os passos necessários? Em que ordem? O melhor é fazer as coisas com calma, pedindo a ajuda a profissionais. É uma boa maneira, se você não sabe onde investir dinheiro.

A primeiro coisa que deve fazer é escolher um setor ou nicho de mercado em que tenha experiência ou esteja interessado em abrir um negócio. Uma vez decidido isto, é tempo de começar a procurar por franquias que operem nesse tipo de mercado. O processo demora algum tempo, pois envolve diversas etapas importantes. Só desta forma as marcas conseguem encontrar bons parceiros e os franquiados podem se tornar em bons evangelistas da marca.

Guia para abrir franquia

  1. O primeiro contacto –  Ter um primeiro contacto é uma boa maneira de ambas as partes poderem avaliar-se mutuamente e criar uma primeira impressão. Por isso, a maioria das empresas propõe aos empreendedores interessados em unir-se a uma rede que visitem a sua sede para descobrir de forma objetiva como é que funciona o negócio. Depois da visita, e se ambos concordarem, é assinado um contrato com um pré-acordo, em que o parceiro local reserva o direito para poder abrir uma franquia num determinado local.
  2. Busca do local – Depois de assinado o pré-contrato, é iniciado a busca por um bom local para montar a franquia e começar a funcionar. Normalmente a sede aconselha o parceiro sobre possíveis lugares onde poderia abrir uma loja, de forma a ajudar a alcançar o sucesso. Existem empresas que se encarregam de buscar um local e de tratar de toda a papelada. No entanto, as empresas que não se encarregam disso, fornecem informação relativa a cada local, assim como estudos importantes para o seu sucesso.
  3. Contar com a franquia necessária – Antes de decidir-se por uma franquia, é muito importante ter em conta os requisitos económicos que são necessários. Antes de fechar um contrato, você deve assegurar-se que dispõe de todos os fundos necessários para arrancar com o negócio, de modo que depois não surja nenhum problema por falta de financiamento. Além do investimento inicial necessário, deve dispor de um bom dinheiro extra durante os primeiros meses. A maioria das empresas só pode ajudar os seus franquiados a alcançar acordos com entidades bancárias e a facilitar o acesso a diferentes vias de financiamento.
  4. O contrato final – Depois de conhecer bem a marca, o funcionamento da franquia e de ter um lugar para instalar o seu negócio, é tempo de assinar o contrato final onde são enumeradas diversas cláusulas que foram discutidas entre si e o responsável de gestão da marca. Ao assinar e fazer todos os pagamentos necessários, poderá começar logo a montar o negócio.