O que é Spyware?

Definição de SpywareSaiba o que é o Spyware. Aprenda a se defender contra este tipo de programas que podem danificar o seu PC. Tenha cuidado pois pode estar a ser vigiado. Fique atento!

Devido à popularidade da Internet, existem muitas pessoas que chegam a instalar programas que não são de confiança e acabam por ficar com o PC cheio de spyware ou adware. Cada vez mais é frequentemente ouvir falar nestes dois termos, por isso, o Super Dicas explica o que é e como evitar, para que você esteja atento e evite problemas. O spyware é um software que recompila informação do seu PC e depois envia para um destinatário previamente definido, sem que você tenha o conhecimento ou permita. Também é responsável por mostrar anúncios não solicitados (popup), recompilar informação privada, mudar a página principal do seu navegador web favorito, entre outras coisas. Continue lendo para conhecer melhor esta praga online para evitar problemas no futuro.

Guia completo para evitar Spyware e Adware

Apesar do seu nome, o termo spyware não se refere a nenhum espião, mas sim a algo usado pelos programadores ou empresas de desenvolvimento de software como uma forma de ganhar dinheiro com os utilizadores que usam o software, e que é algo do interesse da indústria da publicidade online. O spyware também é conhecido por adware (software de anúncios). Refere-se a uma categoria de programas que, quando está instalado no seu PC envia-lhe publicidade irritante, popups ou anúncios que redirecionam o seu navegador web para um certo site, ou monitoriza todos os sites visitados.

Embora não seja assim tão perigoso como os vírus, em que o seu PC pode ajudar a infetar outros PC através do envio de emails para os seus contactos, existe uma versão extrema do spyware que monitoriza o seu teclado, e guarda praticamente tudo o que você escreveu. Devido aos processos adicionais que são criados pelo próprio spyware, o seu PC pode ficar mais lento ou com problemas em alguns programas. Sem contar que você não sabe exatemente se os seus dados estão a ser usados ou não.

Como saber se o seu PC foi infetado por spyware?

  • Abrem janelas popup com publicidade
  • É redirecionado para outros sites que nunca visitou
  • Novas barras (toolbars) na barra de ferramentas do seu navegador web
  • Novos ícones aparecem no seu navegador web
  • A página de início do navegador web foi alterada
  • O motor de busca do navegador web foi mudado por outro
  • Mensagens de erro do Windows começam a aparecer
  • O PC começa a ficar lento

Como evitar que seja instalado spyware no seu PC?

  • Ao instalar programas grátis tenha atenção a cada passo, pois o mais certo é que tenha aparecido um passo em que você aceitou a instalação de spyware
  • Não abra os links de emails que dizem oferecer software anti-spyware
  • Use um bom programa de antivírus e firewall