Como montar um blog profissional rentável

Fazer um Blog que dá dinheiroAprenda os passos essenciais para montar um blog profissional rentável. Descubra o guia perfeito. Não perca mais tempo!

Ao contrário do que você possa estar a pensar, montar um blog profissional para tornar numa máquina de fazer dinheiro requer muito mais tempo e experiência do que os 5 minutos necessários para criar um blog grátis. Tudo isto, porque além de você investir dinheiro está a querer obter um retorno de volta pelo seu investimento. Se você já se iniciou no mundo do blogging para obter um rendimento extra todos os meses o mais certo é que tenha falhado ou não esteja a ganhar muito, mas nós sabemos disso porque também já estivemos desse lado. Agora, neste artigo completo, você pode aprender de uma vez por todas os 7 passos importantes para criar o seu próprio investimento rentável. Para seguir os passos apresentados neste artigo você não precisa mais do que 120€ no seu Paypal ou conta bancária, paciência e motivação. Continue lendo para saber realmente como os blogueiros profissionais ganham dinheiro através da Internet.

 

Passos para Montar um Blog Rentável

Montar um blog profissional rentável não é algo que possa ser feito em menos de 5 minutos, é um investimento, e requer algum tempo para começar a dar o seus resultados. Cada passo tem que ser bem pensado, caso contrário tudo poderá falhar. Por isso, neste guia completo você pode aprender aquilo que levamos bastante tempo a aprender através dos nossos falhanços e sucessos.

Para tornar mais fácil de entender, decidimos dividir este guia em diversos passos para que possa ler atentamente as dicas e seguir exatamente os nossos conselhos. Resumidamente, primeiro você tem de escolher o nicho de mercado para depois registar um domínio para o blog, escolher um alojamento web, instalar o WordPress, criar conteúdo, promover o seu blog e por fim, começar a ganhar dinheiro.

Antes de começar, caso você tenha alguma dúvida durante algum passo, pode entrar em contacto com o Super Dicas, para lhe ajudarmos.

Passo 1 – Escolher o Nicho de Mercado

Nicho de mercadoPrimeiro que tudo, antes de montar um blog é necessário pensar num nicho de mercado ou assunto para montar o seu blog. Você não vai criar um blog sem antes saber sobre o quê é que vai escrever. Esta é uma das razões porque muitos blogueiros falham.

Atualmente os nichos de mercado mais rentáveis são o nicho do dinheiro, saúde e seguros. Contudo, apesar de serem rentáveis já possuem bastante concorrência, o que significa que, para você ficar bem classificado nos motores de busca seria necessário investir bastante dinheiro e tempo. Por isso, a nossa sugestão é que você escolha um nicho onde você é realmente bom. Poderá fazer um blog relacionado com:

  • o seu clube favorito;
  • a sua paixão (carros, motas, PC, iPhone, etc);
  • a sua profissão;
  • o que não faltam são assuntos.

Passo 2 – Registar um Domínio

Registar domínios no GoDaddyDepois de se decidir pelo nicho de mercado em que vai apostar, é tempo de registar um domínio .COM ou .NET para o seu novo projeto. Investir num domínio é mesmo bastante importante caso você queira ter sucesso online. Alguns blogueiros que optaram por domínios grátis no passado, arrependeram-se de não ter investido alguns euros para comprar um domínio.

Você deve escolher um nome de domínio fácil de memorizar e que esteja relacionado com o seu nicho de mercado. Assim, os utilizadores antes de visitarem o seu blog saberão sobre o que é o seu blog e, caso tenham gostado dos seus artigos, no dia seguinte ainda vão lembrar-se do blog. Por exemplo, nós registamos o domínio superdicas.net porque dizia tudo sobre os artigos publicados no blog – Super Dicas. Os domínios .COM valem mais que os .NET, mas no nosso caso, como o .COM já estava registado fomos pelo .NET, e mais tarde compramos o .COM.

Para registar domínios .COM e .NET baratos desde 5€ / ano recomendamos o GoDaddy. Gostamos tanto do GoDaddy que já temos mais de 50 domínios registados. Somos completamente viciados nessa empresa!

Passo 3 – Escolher o Alojamento Web

Alojamento Web é no HostGatorPara ter o seu blog personalizado online e alojar imagens é necessário um espaço online. Assim você tem controlo total sobre o blog. É para isso que servem as contas de alojamento web. Para alojar blogs existem diversos web hostings, contudo um dos que mais recomendamos a quem quer iniciar-se no mundo do blogging é o HostGator. Temos 2 contas de alojamento nesta empresa e não estamos arrependidos. Além disso, também somos afiliados dessa empresa, para você ver como acreditamos na sua qualidade. Você alojar diversos blogs, criar contas de email grátis com os seus domínios, inclui o melhor painel de controlo, suporte 24/7, e muito mais.

Recomendamos que você escolha o plano Baby Plan do HostGator por um ano para alojar vários blogs numa só conta, e assim conseguir rentabilizar ainda mais o seu investimento. Vai ver que depois do seu primeiro blog você não vai querer mais parar!

Passo 4 – Instalar o WordPress

Instale o WordPressDepois de comprar uma conta de alojamento web no HostGator é tempo de instalar o WordPress na sua conta. Para tornar tudo mais fácil, este web hosting oferece através do painel de controlo cPanel o QuickInstall, que permite instalar diversos sistemas de gestão de conteúdo, entre eles o WordPress.

A instalação do WordPress é fácil de fazer. Basicamente você só qual o domínio a utilizar, o nome do blog e já está pronto. Depois só tem de aceder à administração do blog através do endereço www.oseusite.com/wp-admin, para começar a instalar plugins, mudar o tema e adicionar conteúdo.

Caso você tenha alguma dúvida em como instalar o WordPress, aprenda através do artigo do Criar Blogs sobre a instalação do WP no HostGator.

Passo 5 – Criar conteúdo

Escreva conteúdo de qualidadeAgora que já tem o seu blog online e instalou a melhor plataforma de blogging que existe por aí, é tempo de começar a adicionar conteúdo. Você deve escrever dicas, notícias, tutoriais, fazer vídeos, entre outras coisas. Por exemplo, se o seu blog é sobre casas e terrenos, então você deve escrever dicas sobre como comprar casas ou terrenos, partilhar quais são as leis em vigor, publicar fotos de casas de sonho fantásticas, entre outras coisas.

Você vai ver que à medida que vai adicionando cada vez mais conteúdo, mais pessoas visitam o seu blog. Publique frequentemente conteúdo de qualidade para dar um bom motivo aos seus leitores para voltarem a visitar.

Passo 6 – Promover o Blog

Promova o seu blogQuando já tiver vários artigos publicados no seu blog, isto é, pelo menos 15 artigos de qualidade publicados, é tempo de começar a promover o seu blog, assim como os artigos publicados.

Para promover recomendamos que adicione o blog ao Google e a outros motores de busca. Também deve partilhar com os seus amigos no Facebook, twitter, Google+, Instagram e em outras redes sociais em que você esteja inscrito.

Sempre que publicar um novo artigo deve partilhá-lo no Facebook e twitter. Não se esqueça de usar as hashtags no twitter (por ex.: #superdicas) para aumentar o sucesso no twitter.

Passo 7 – Começar a Ganhar Dinheiro

Comece a ganhar dinheiroAgora que você já tem o produto final online, é tempo de começar a adicionar publicidade ao blog, para começar a ganhar dinheiro. O tipo de publicidade mais popular entre blogueiros são os anúncios Adsense (aprenda mais sobre como os anúncios adsense são rentáveis), contudo, existem programas de afiliados que podem ser mais rentáveis para o seu blog. Por isso, você deve analisar bem cada caso para tirar o máximo de rentabilidade deste seu investimento.

São diversas as formas de ganhar dinheiro online através do seu blog, contudo podem ser resumidas na lista seguinte:

  • Anúncios Adsense
  • Programas de Afiliados (lista de programas de afiliados)
  • Conteúdo Pago
  • Doações por Paypal
  • Venda de publicidade direta
  • Venda de produtos online

Caso você tenha algum dúvida sobre o mundo do blogging e esteja disposto a ler todos os melhores artigos sobre a criação de blogs, sugerimos que dê uma olhada no www.criarblogs.net. Não se esqueça de adicionar aos seus favoritos!