Esquemas e Fraude no Facebook

Proteja-se contra fraudes no FacebookProteja-se contra os Esquemas e Fraudes no Facebook. Aproveite para conhecer alguns exemplos muito populares na rede social. Não use a rede social sem antes ler isto!

Apesar do Facebook ser a rede social perfeita para fazer novos amigos, manter-se em contacto com os seus amigos antigos, e descobrir conteúdo partilhado por páginas e amigos, a coisa está realmente a mudar. A cada semana são aparecem novos esquemas ou fraudes na rede social mais popular do mundo, que têm como alvo enganar os utilizadores menos atentos, de forma a levar a cabo burlas e ações ilegais que podem causar-lhe sérios danos, desde perder dinheiro ou ficar com a reputação manchada. Continue lendo para ficar atento e descobrir o que deve fazer para não cair nas fraudes e esquemas criados para os utilizadores.

Atenção às novas ameaças no Facebook

São diversos os esquemas e fraudes que estão no ar neste momento nesta rede social. Desde o problema dos perfis falsos, aplicações que publicam conteúdo automaticamente como se fosse você mesmo e induzem os seus amigos em erro, e a oferta de produtos populares – normalmente iPhones e iPads grátis.

1. iPhones e iPads Grátis

Não se deixe enganar por eventos ou páginas não oficiais que dizem que você pode ganhar o novo iPhone, o iPad ou outro prémio qualquer. A fraude mais comum é recorrerem a uma imagem com vários iPhones ainda na caixa, a dizer que já não têm o plástico e por isso têm que oferecer. Nunca confie em páginas que oferecem coisas e não são geridas por empresas, pois o mais certo é que seja um esquema.

Este esquema é levado a cabo por utilizadores mal intencionados em que o seu objetivo é conseguir aumentar o número de Gostos/Curtir numa página de fãs ou conseguir enganar os utilizadores a colocarem o número de telemóvel para receberem SMS que custam 4,20€ por semana. Aqui fica um exemplo:

A página https://www.facebook.com/AppleIncPt está a utilizar o nome da Apple Portugal para conseguir ganhar dinheiro com comissões ao enganar os utilizadores a se inscreverem no site Beruby ou a colocar o número de telemóvel para receber SMS que custam 4,20€ por semana (e para cancelar ainda é necessário pagar mais alguns euros).

 

Apesar da página já ter sido reportada como Falsa, o próprio Facebook ainda não a removeu e está a fazer com que mais pessoas ainda continuem a ser enganadas!

Fraude do iPhone no Facebook

Fraude do iPhone no Facebook

Como é possível ver no screenshot à página https://www.facebook.com/AppleIncPt – que não pertence à Apple, existem centenas de utilizadores a serem enganados com este esquema dos iPhones grátis.

2. Aplicações relacionadas com perfis

Uma das aplicações de perfil que muitos utilizadores instalaram por terem caído neste esquema do Facebook, foi a aplicação em que mostrava a imagem da maior espinha do mundo. Essa aplicação quando permitida no seu perfil, ela partilhada com todos os seus amigos sem você saber, espalhando desta forma um vírus pela rede social. Abaixo fica o exemplo!

Aplicações que controlavam o seu perfil automaticamente e espalhavam vírus

Aplicações que controlavam o seu perfil automaticamente e espalhavam vírus

Hoje em dia este tipo de esquema na rede social já está controlado devido a ter sido reforçada a segurança no desenvolvimento de novas aplicações Facebook para que não aconteça o mesmo.

3. Perfis Falsos

Provavelmente nos dias de hoje este é um dos maiores problemas do Facebook. Os perfis falsos são criados com diversos objetivos:

  • Poder entrar em contacto com outras pessoas sem elas saberem a verdadeira identidade da pessoa por detrás do perfil;
  • Conseguir arranjar novos amigos para depois promover as suas páginas do face;
  • Enviar spam;
  • Enganar outras pessoas;
  • entre outras coisas.
Exemplo de um perfil falso que usa fotos de uma modelo internacional

Exemplo de um perfil falso que usa fotos de uma modelo internacional

Sempre que você recebe um pedido de amizade nesta rede social, é importante que você tenha cuidado, pois nem sempre um perfil com muitas imagens pode significar que seja mesmo essa pessoa que está por detrás do perfil.

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • fraudes no Facebook