Trabalhar em Casa

Trabalhar em CasaEncontre mais informação sobre trabalhar em Casa. Com a globalização, em países grandes como o Brasil ou Portugal, existem cada vez mais profissionais que trabalham em casa, através da Internet.

Quando falamos de trabalhar em casa ou emprego em casa, estamos a referir-nos ao teletrabalho. Cada vez é mais comum ouvir falar em profissionais que trabalham a partir de casa ou realizam as tarefas que costumam realizar na empresa através do conforto da sua casa ou hotel.

Você deve estar a pensar que estamos a falar do trabalho comum que se pode fazer em casa. Mas não é só isso. Em casa é possível fazer mailings, costura ou bolos para eventos especiais, e neste caso não se trata de teletrabalho. Apesar da definição não incluir todas as formas de trabalho realizas a partir de casa, é um conceito mais relacionado com o uso da Internet.

Apesar do conceito de teletrabalho ainda ser pouco falado em Portugal ou no Brasil, nos EUA e China representa uma boa percentagem do mercado laboral, no entanto aqui está a crescer a um bom ritmo, sendo que nos próximos anos já teremos uma boa quota de mercado de “teletrabalhadores”. É uma questão de tempo e oportunidade. Com esta forma de criação de emprego, surgem mais ofertas de emprego, sem contar que as empresas conseguem oferecer preços mais competitivos ao cliente final. Afinal, o teletrabalho oferece uma quantidade enorme de vantagens para patrões, trabalhadores, freelancers e empresários.

Vantagens do Teletrabalho

  • Redução de custos – Com o teletrabalho os custos de manutenção, limpeza e segurança da empresa caem significativamente. Basicamente a empresa já não precisa de um espaço assim tão grande ou com uma série de mordomias.
  • Melhor produtividade – Como já não precisa de dispensar parte do seu tempo em transportes de casa-trabalho e trabalho-casa, a sua energia aumenta consideravelmente, assim como a sua produtividade. Sem contar, que na sua casa você não está num ambiente perturbador com outras pessoas, como acontece nos escritórios de empresas.
  • Maior flexibilidade – O teletrabalho permite ganhar muito mais flexibilidade em termos de trabalho, pois geralmente pode trabalhar a que horas quiser, desde que cumpra o mínimo de horas diárias de trabalho. Além disso, é bom para a empresa porque pode ter sempre trabalhadores online, caso coloque em regime de teletrabalho empregados espalhados em vários países, com diferença horário. Assim, quando numa ponta do mundo está a terminar o dia, do outro lado é um novo dia.
  • Redução no tempo e custos de transporte – Como já não precisa de ir todos os dias para os escritórios da empresa, praticamente não gasta tempo nem dinheiro transportes para se mover de uma lado para o outro.
  • Melhores oportunidades de negócio – Uma vez que a localização geográfica já não é mais um problema, a empresa pode encontrar bons profissionais, e os profissionais podem encontrar boas oportunidades de emprego. Além disso, as empresas conseguem mais clientes, pois podem prestar um serviço com mais qualidade.
  • Maior qualidade de vida – Devido ao facto de passar mais tempo em casa, pode acompanhar os seus filhos ou familiares sem a mesma preocupação de outros tempos, quando tinha que ir para o seu local de trabalho todos os dias. Sem contar, que também fica com mais tempo para si. Podendo fazer o que quiser e até aprender algo novo.

Para terminar, gostaríamos de saber o que acha de trabalhar em casa e se alguma vez pensou em escolher uma profissão em regime de teletrabalho.

Guest post escrito pelo Negócios e Dinheiro.