10 Conselhos para ser mais produtivo

ser mais produtivoVocê quer aprender a tornar o seu dia a dia mais produtivo? Descubra 10 conselhos partilhados por vários gurus, especialistas em recursos humanos e colaboradores de empresas.

Neste mundo competitivo no qual vivemos é quase uma obrigação ser cada vez mais produtivo, isto é, fazer e conseguir mais coisas em cada vez menos tempo. Mesmo que seja o seu próprio negócio, no seu emprego, ou até mesmo na sua vida, um requisito fundamental para sair à frente e alcançar o sucesso é ser cada vez mais produtivo. A primeira regra para ser mais produtivo é trabalhar o maior tempo possível, contudo, o trabalho árduo nem sempre garante boa produtividade, se você não o realizar de uma maneira inteligente. Por isso, se quer trabalhar de uma maneira melhor e aumentar a sua produtividade é importante que coloque agora em prática os conselhos disponíveis neste artigo.

  1. Colocar objetivos pessoais – Pense nos seus objetivos pessoais para ajudar-lhe a levar a sua vida para a frente. Você deve saber qual é o caminho a seguir, deve ter um guia, saber quais são as suas prioridades, programar o seu inconsciente para poder alcançá-los, e estar mais motivado. Resumidamente, ser mais produtivo.
  2. Fazer uma lista de atividades ou tarefas diárias – Outra forma de ser mais produtivo e aumentar a motivação, é contar com uma pequena lista em ordem de prioridade com as atividades ou tarefas que vai realizar nos próximos dias, e que nos vão ajudar ao cumprimento dos nossos objetivos.
  3. Evitar fazer coisas que façam-lhe perder tempo – Evite fazer coisas que não o ajudem com o cumprimento dos seus objetivos ou que deixe você muito longe de os cumprir. Em todo o caso, não dedique muito tempo. Por exemplo, poderá optar por deixar de ler ou passar menos tempo lendo uma revista que pouco lhe ajuda com os seus objetivos.
  4. Buscar sempre a forma de fazer mais rápido as coisas – Por exemplo, utilize um programa que o ajude a realizar mais rápido os seus trabalhos no computador, busque por uma rota que permita chegar-lhe mais rápido a um lugar que quer ir, faça um curso intensivo, etc.
  5. Buscar fazer mais coisas em menos tempo – Deve sempre procurar romper com a sua marca pessoal e procurar fazer cada vez mais rápido as coisas que tem que fazer. Por exemplo, se tem que fazer um trabalho ou tarefa, você vai demorar sempre uma a duas horas, para a próxima vez tente terminar em metade do tempo.
  6. Colocar limites de tempo para realizar algo – Por exemplo, se tem um trabalho para fazer, poderia colocar em si mesmo um prazo para terminar, ou até decidir acabar antes do fim do dia.
  7. Fazer pausas frequentes – Trabalhar seguido é a pior coisa que pode fazer e vai sair cara à sua produtividade. Para ser mais produtivo é necessário descansar diversas vezes, por exemplo, relaxando-se num lugar confortável, sair para dar uma voltar, ou navegar um pouco na Internet.
  8. Tirar um dia de descanso – Um dia de descanso sem se preocupar pelo seu negócio ou trabalho vai permitir despejar a sua mente, ordenar as suas ideias, saber se está no caminho certo, e regressar renovado e com uma maior vitalidade ao seu horário laboral.
  9. Combinar trabalhos ou tarefas – Se você fazer um só trabalho ou tarefa de uma vez, o mais provável é que fique completamente esgotado. Por isso, é melhor fazer uma coisa de cada vez, e quando se sentir cansado, deve mudar de tema, para depois voltar à primeira coisa inicial.
  10. Manter as coisas ordenadas – Manter as coisas ordenadas, mesmo que sejam ferramentas, documentos, papéis, apontamentos, etc… vai lhe ajudar a ter listas para quando mais à frente necessita, e assim não perder tempo a buscar.

Estas são as dicas mais importantes para manter o seu emprego fixo e quem sabe, aumentar o seu salário por ter sido destacado como o empregado do mês.