Como dominar qualquer assunto

Como dominar qualquer assuntoPraticamente hoje em dia você tem que dominar uma série de assuntos. Não basta ser bom numa coisa só, é preciso ser bom em várias coisas. Por isso, saber como dominar qualquer assunto é importante.

Dominar um assunto requer teoria e prática. A teoria é importante, porque se você é tudo sobre “fazer”, você vai gastar energia e tempo a fazer coisas erradas. E a prática é importante porque, bem, se você consegue ler 50 livros sobre vendas (por exemplo) e mesmo assim não conseguir vender ao seu primeiro cliente.

De acordo com o autor de vários best-sellers Greg Wingard (de A Estratégia do Balde Vermelho e Sucesso Garantido), a sua mente passa por seis etapas específicas quando você precisa de dominar um assunto – três etapas no segmento da teoria e três no segmento da prática.

O Segmento da Teoria

  • Desconhecimento – Você não sabe que existe uma habilidade a ser aprendida.
  • Consciência – Você percebe que precisa de aprender sobre esse assunto.
  • Esclarecimento – Você entende o que precisa fazer de forma diferente.

O Segmento da Prática

  • Estranheza – Você tenta assumir um novo comportamento e acha-o difícil.
  • Familiaridade – O novo comportamento é mais fácil, mas ainda não é automático.
  • Automático – Você não pensa mais sobre o seu comportamento, simplesmente faz.

É quando você atinge a sexta etapa que realmente passou a dominar esse assunto. Até esse ponto, esse assunto ou tema requer uma prática constante e consistente. Depois desse ponto, contudo, você já tem um conhecimento automático sobre a coisa, como por exemplo andar de bicicleta. Você pode ficar um pouco “enferrujado” depois de vários anos sem andar, mas a habilidade está sempre lá para você aproveitar.

Por exemplo, quando o meu pai, que tocava piano, voltou para a Universidade nos seus 40 anos, ele passou três anos sem tocar piano. Mas quando ele acabou a licenciatura e finalmente comprou um piano, ele voltou ao mesmo nível como pianista depois de um mês.

Este um exemplo pessoal, mas também é igual para os negócios e emprego. O seu valor no mundo dos negócios está diretamente ligado com o número de habilidades / assuntos que você é capaz de dominar. São esse conhecimento automático que representa o seu valor face aos seus concorrente – que estão atualmente a lutar contra os 6 passos.

A quantidade de tempo e esforço necessários para dominar varia de acordo com a complexidade do assunto ou habilidade.

Suponha, por exemplo, que você quer mudar o seu pensamento negativo (por exemplo, “Não muito bom com as pessoas”) para uma alternativa positiva (por exemplo, “as pessoas realmente gostam de mim quando conhecem-me”). Esse tipo de mudança pode ser conseguida em menos de duas semana, simplesmente através de afirmações diárias de cinco minutos.

Por contraste, mudar qualquer coisa maior, como por exemplo os seus hábitos alimentares, pode precisar do comprometimento por uma hora ou mais por dia, durante seis meses a um ano, ou até mais. A razão porque tantas pessoas nunca conseguem dominar uma dieta é porque nunca chegam a um ponto em que comer saudável é automático.

5 Dicas Importantes para dominar

Se você quiser mudar um certo comportamento, use estas dicas importantes para criar um regime de prática que, ao longo do tempo, irá tornar-se automático. Com isso em mente, aqui ficam cinco dicas simples para lhe ajudar em todas as seis etapas que vimos anteriormente.

  1. Pense e escreva o seu novo comportamento – Anote exatamente como gostaria que fosse o seu novo comportamento. Seja específico e torne quantificável. Por exemplo: Vou fazer 10 chamadas com um tom “frio” todos os dias até às 10h da manhã.
  2. Pratique até ser perfeito – A frase “A prática leva à perfeição” é só por si imperfeita. Na verdade, “a prática perfeita leva à perfeição”. Para que você tenha um comportamento perfeito é necessário repeti-lo religiosamente – e com perfeição.
  3. Analise e corrija – Você provavelmente vai tropeçar e esquecer em primeiro lugar. Levante-se e continue. Não deixe que um problema temporário se transforme numa desculpa para falhar. Fique com ela, apesar dos contratempos.
  4. Acelere através do ensaio mental – O comportamento vai se tornar automático mas rápido se você demorar mais tempo a imaginar-se a realizar essa tarefa, criando assim um resultado positivo.
  5. Torne-o parte da sua identidade – Vire o seu comportamento num atributo de caráter que faz parte de quem você é e o que você valoriza. Por exemplo: Eu sou o campeão das chamadas em tom “frio” da cidade.

Siga esses passos sucessivamente para cada assunto ou habilidade que quer dominar. Ao longo do tempo, a sua capacidade de dominar vai ser melhor do que você espera.

Este é um artigo sobre Empregos escrito pelo Blog Emprego com base no artigo “How to Master Any Skill“.

Os nossos utilizadores classificaram este artigo como

  • como dominar um assunto
  • como dominar algum assunto